A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou uma Blitz Educativa da Campanha “Tuberculose: Caxias está com você nesta luta!”. A ação ocorreu em frente ao Shopping da Gente, e no sinal de trânsito em frente a Delegacia Regional.

“O objetivo é levar informações as pessoas. Estamos tratando da campanha da Tuberculose. E levar informação nunca é demais. Nós estamos falando sobre a Tuberculose, que ela pode ser tratada, que tem cura e o tratamento é gratuito no SUS. É uma doença prevalente no Estado e no município. Quem tem Tuberculose pode estar contaminando alguém. Quem tem tosse persistente, suor noturno ou está emagrecendo, são esses os sintomas. É importante que você procure a UBS para fazer exame de escarro para saber”, disse Andréia Almeida, referência técnica do Programa de Controle da Tuberculose.

A Tuberculose é uma doença bacteriana infecciosa. Afeta principalmente os pulmões e pode ser grave. As bactérias que causam a tuberculose são espalhadas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. A maioria das pessoas infectadas com a bactéria que causa a tuberculose não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas geralmente incluem tosse (às vezes, com sangue), perda de peso, suor noturno e febre. O tratamento é gratuito em todas unidades básicas de saúde de Caxias (MA).

“É bom estar atento. Se tem uma tosse há mais de duas semanas. Se tem uma febre vespertina, que é um indício também. Então, porque ficar na dúvida? Vá ao UBS mais próxima. Caso identificada com Tuberculose, a pessoa inicia um tratamento que dura seis meses apenas”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Durante a ação, os caxienses também tiveram a oportunidade de atualizar a carteira de vacinação.

“É muito importante, porque você fica imune contra essa gripe. É uma boa porque a gente previne”, frisa Fernando Lemos, usuário do serviço.