A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), recebeu o Presidente, Cayo Cruz, do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias (CEFOL), para debater a implementação dos projetos culturais a serem desenvolvidos com os estudantes da rede municipal de ensino.

Durante a reunião, foi ressaltado que o CEFOL pretende realizar o 1º Festival de Cultura Popular de Caxias, após ter sua proposta aprovada em um Edital Nacional de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O objetivo é levar a cultura aos estudantes da rede pública municipal, ampliando as ações culturais em Caxias.

“Estou aqui para compartilhar com a nossa Secretária de Educação, Ana Célia, esta conquista que estamos realizando para Caxias, que é a realização do 1º Festival de Cultura Popular de Caxias. Nosso projeto foi classificado em primeiro lugar no edital de educação patrimonial executado pelo IPHAN no ano passado, e estamos todos muito felizes em saber que estaremos realizando, em 2024, um conjunto abrangente de ações voltadas para a educação patrimonial em nosso município. Isso fortalecerá não apenas nossas instituições de ensino, mas também nossos grupos de cultura popular, beneficiando toda a nossa cidade. Viemos aqui alinhar com a Secretaria de Educação a realização deste projeto, que é de extrema importância”, disse Cayo Cruz, Presidente do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias.

O produtor cultural também destacou que, a ideia é estreitar a parceria entre a sociedade civil e o poder público. Durante a reunião, esteve presente também a equipe de Memória e Cultura da SEMECT, coordenada por Francigelda Ribeiro.

“Com acessibilidade, estamos sonhando com este conjunto de ações que realizaremos em nossa cidade, fortalecendo nossa cultura, divulgando o que é produzido em nosso município e aumentando cada vez mais a autoestima do nosso povo”, ressaltou Cayo Cruz, Presidente do Centro de Folclore e Arte Popular de Caxias.