Nesta terça-feira (26), a Prefeitura de Caxias (MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias (MA), realizou a entrega de certificação do curso de Inglês aplicado ao turismo. A solenidade ocorreu no auditório do Memorial da Balaiada.

“É muito importante a gente ter o desempenho de cada aluno e aluna. O curso de inglês é uma necessidade neste mundo globalizado. Nós aqui do Memorial da Balaiada estamos sempre em parceria com o IFMA para que cidade cresça. Nós tivemos 4 pessoas do Memorial participaram e fizeram o curso, aprendendo mais para que possamos dar um melhor atendimento ao turista”, destaca Mercilene Torres, coordenadora do Memorial da Balaiada.

“Hoje tivemos a entrega dos certificados. Foi uma manhã de muita emoção e alegria. E, agora os profissionais estão mais preparados para atuar no desenvolvimento dos municípios”, disse Luis Morais, representante do Departamento de Extensão e Relações Institucionais do IFMA Campus Caxias (MA).

“Esse curso foi aprimorado ainda durante a nossa gestão junto ao IFMA. E, hoje conclui-se esse curso. Várias pessoas estão recebendo os seus certificados, e isso engrandece muito Caxias, por tudo que ela está proporcionando no âmbito do turismo”, disse Léo Barata, presidente da OCAT.

Sob a coordenação do professor Joniery Rubim de Souza, o curso integrou projeto de extensão fomentado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFMA (Proex), em parceria com Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós começamos em agosto de 2023 e finalizamos em dezembro. Foram 30 alunos qualificados. São alunos da rede de hotéis, bares e do Memorial da Balaiada. Existia uma demanda por profissionais mais qualificados porque Caxias recebe muitos turistas”, disse Joniery Rubim, coordenador do curso.

Ao todo 30 estudantes participaram das aulas teóricas e práticas durante 6 meses, nas 160 horas aulas. “A cidade tinha essa necessidade de qualificar os guias turisticos. É um curso de 160h. Reconhecidamente a cidade de Caxias recebe turistas internacionais e nós do IFMA queremos participar desse processo de capacitação. A cidade precisa se preparar para essa demanda do turismo”, destaca Raimundo Filho, diretor de ensino.

“Foi um curso muito importante, porque conseguimos aprender inglês de forma dinâmica, tanto na teoria, quanto na prática. Para mim foi importante, porque consegui relembrar e vamos conseguir aplicar no dia a dia. Caxias tem muito a ganhar com esse curso aplicado ao turismo”, disse Gessica Brenda, aluna.