A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), e da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva (CDHIP), participou do 4° Encontro de Artesãos do Maranhão, realizado no Centro de Artesanato Artesã Socorro Costa, na 1ª Semana de Artesanto de Barreirinhas.

O encontro contou com a presença das colaboradoras e representantes do Projeto Mãos que Criam e da Associação de Artesãos de Caxias, que estiveram presentes com uma caravana de 35 pessoas, apresentando a potencialidade da região na arte da palha da Carnaúba, desenvolvida pelo Mãos que Criam e pela Associação com biojoias de sementes da terra, do coco babaçu, artes no crochê, macramê, bonecas de banos, peças da palha do buriti, folha da bananeira e o projeto mais novo da Associação, a Maria babaçu, boneca que enfatiza a luta das quebradeiras de coco do Maranhão.

Com um grande número de pessoas presentes, a participação da Prefeitura de Caxias, através dos projetos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), representou um grande impulso ao artesanato local, que só ganha espaço no Maranhão.

A Coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, Francyane Barradas ressalta a importância do encontro. “Hoje o artesanato é uma forma de expressão cultural, que desempenha um papel fundamental na preservação da identidade e tradições de uma região”, destaca.