No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril, foi lançado oficialmente em Caxias, o Programa TEAtivo, pelo Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Caxias, que tem como objetivo democratizar o acesso a práticas esportivas, de atividades físicas e de lazer, especializadas para crianças e adolescentes autistas, com idade entre 5 e 18 anos. O programa vai funcionar na Escola Municipal Antenor Viana Jr.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a alegria de aderir o programa no município. “Caxias fica muito feliz por sediar esse programa impar no Brasil e, acima de tudo, por trazer valorização para todas as pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, isso mostra o compromisso que nós, da gestão pública, estamos tendo com nossa população”, disse.

O evento contou com a presença de autoridades políticas locais, do estado e do país que destacaram a importância da inclusão, a exemplo do: Ministro do Esporte, André Fufuca; Iracema Vale, Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, além Deputada Estadual, Daniella; Deputada Federal, Amanda Gentil, vereadores, secretários municipais. O Programa está vindo a Caxias via Deputada Federal, Amanda Gentil.

O Ministro do Esporte, André Fufuca, falou sobre o ponta pé inicial do TEAtivo em Caxias. “O que está sendo feito aqui hoje, nós temos esperança que será capilarizado para as demais cidades do nosso país, até o final do ano, nós estamos abrindo núcleos do TEAtivo em Caxias, Imperatriz e São Luís, além das demais capitais do nordeste, sul e sudeste do nosso Brasil. É importante que, mais do que sonhar, nós possamos concretizar sonhos e, hoje, Caxias dá o ponta pé inicial para o sonho que esperamos correr por todo nosso país”, disse.

Amanda Gentil, Deputada Federal, também destacou o projeto pioneiro em Caxias. “É com muita satisfação que fazemos a abertura do TEAtivo em Caxias, a primeira cidade do Brasil a receber esse programa do Ministério do Esporte, através do Governo Federal, a pedido do Prefeito de Caxias e da deputada, Amanda Gentil, ao qual tivemos a sensibilidade de trazer esse atendimento para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Um projeto que pode melhorar as condições motoras e psicológicas dessas crianças e que iremos trabalhar para que seja um projeto que esteja presente no Brasil inteiro”, destaca.

“Esse programa é muito importante porque só vem a contribuir com as crianças autistas. É um grande programa e um projeto altamente engrandecedor para a nossa cidade, porque o público com autismo precisa dessa atenção maior”, disse Francilia de Sousa, Presidente da AMA.

“Hoje temos uma rede interligada e as UBSs já encaminham para a rede. A atividade física é importante para qualquer pessoa. E, para a criança autista será de grande importância. Eu estou muito feliz porque esse programa vai trazer muitos beneficios para as crianças com autismo”, disse Camila Braúna, coordenadora do CAPs IJ.

Na oportunidade, também foi realizada visita técnica ao 2º BPM de Caxias, no espaço de Equoterapia, uma forma de terapia assistida com cavalos que pode ajudar no desenvolvimento de crianças com o diagnóstico de autismo.