O Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou nessa quinta-feira (04), o Workshop “Caxias: Tradição e Transformação”. O evento teve por objetivo apresentar a riqueza da história e do patrimônio histórico de Caxias, mas também sensibilizar os empresários locais sobre a importância da preservação do Patrimônio Arquitetônico de Caxias.

“Os empresários são pessoas fundamentais para a preservação do Patrimônio, mas a nossa população merece ter esse conhecimento da história de Caxias, porque vai trazer o amor pela cidade, pois só preservamos o que amamos. A preservação tem um poder de aquecer o turismo”, disse Geyse Alves, arquiteta.

“Estamos fazendo uma programação e executando ações em escolas e faculdades. Hoje estamos trazendo para aqueles que trabalham com reforças, construção civil, engenheiros, arquitetos, para que possamos dá as orientações adequadas, para que possamos preservar e dá o sentimento de pertencimento. Essa é a intenção, de nos aproximarmos mais da sociedade, que é nossa principal parceira”, lembra Denilson Oliveira, coordenador de Patrimônio Histórico

O WorkShop contou com palestras que trataram sobre: a história da cidade e formação comercial de Caxias; empreendimentos em prédios históricos, e a legislação; além da importância da preservação do Patrimônio Histórico para o turismo cultural, e o benefício para o comércio caxienses.

“A cidade precisa ter um olhar diferenciado para o Patrimônio. Caxias é uma cidade rica e histórica, se destaca entre os 217 municípios. Caxias se destaca pelo Patrimônio material e imaterial. A gente está discutindo as possibilidades de uso desse patrimônio histórico, que é uma contribuição para os que estão e para as pessoas que aqui chegam”, disse Mercilene Barbosa, diretora do Memorial da Balaiada.

“Quando trabalhamos sobre o comércio de Caxias, mostramos como o comercio se deu, e como ele tem uma importância cultural e histórica. Caxias é uma cidade histórica e teve conexão direta com a capital São Luís durante o século XIX e XX. O comércio vai ganhar, quando o Patrimônio é preservado”, disse Bruna Louise, historiadora.

“O objetivo desse evento de hoje é fortalecer o Patrimônio Histórico da nossa cidade, e percebê-lo como potencial turístico. Nós estamos também convidando os caxienses a conhecer mais os nossos atrativos turísticos, que fazem parte desse bem material e histórico. Nós precisamos preservar esse Patrimônio para que as próximas gerações possam perceber a nossa história, por meio do Patrimônio Histórico”, destaca Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.