Dando continuidade às ações de conscientização, junto a estudantes sobre hábitos preventivos, afim de orientá-los acerca do combate ao Aedes aegypti, o Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE), da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), realizou nessa quinta-feira (4), uma palestra no Educandário Cristo Rei.

A atividade foi voltada para alunos do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental. “Aprendi que o Aedes aegypti transmite a dengue, chikungunya e Zika. Para a gente evitar que ele nos faça mal, devemos ter cuidado com lugares que acumulem água, que a fêmea do mosquito gosta para colocar seus ovinhos”, comentou a jovem Milena Thaís.

A palestra foi solicitada pela própria instituição de ensino. “Temos que agradecer pela atenção que nos deram e as informações, e colocar em prática o que aprendemos, não deixar só na teoria, para que a nossa saúde e a de nossa família continue legal”, destacou a coordenadora pedagógica, Maria de Jesus.

Segundo a agente de combate às endemias Raydelane Pinto, uma das palestrantes, as ações visam o combate ao mosquito. “o NESPE sempre está à disposição das escolas, sejam da rede pública ou privada, para levar palestras educativas, pois quantas mais pessoas entendem das suas responsabilidades nesse combate ao mosquito e se tornam multiplicadoras, menos casos de arboviroses teremos”.