A Prefeitura de Caxias, recebeu do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Inventário da Oferta Turística. O inventário foi entregue à gestão municipal após a contratação, pela Prefeitura do município , do eixo de Turismo do Programa Cidade Empreendedora. O documento apresenta informações e faz um mapeamento dos principais potenciais turísticos da cidade, e as condições técnicas para o desenvolvimento das atividades.

Durante o evento, o município  foi exaltada como uma cidade histórica, com um grande patrimônio histórico e arquitetônico, patrimônio imaterial, referência na literatura brasileira, na dança, na arte, em balneários, pontos turísticos e muitas outras atrações.

O gerente da unidade regional do Sebrae Caxias, Stênio Pinheiro, explicou o que é o Programa Cidade Empreendedora, que realizou o levantamento dos atrativos turísticos de Caxias, com dados e informações para se pensar as políticas públicas no município.

“O Programa Cidade Empreendedora é um programa que o SEBRAE já vem realizando há alguns anos e a Prefeitura de Caxias fez essa parceria conosco, ainda em 2023. De lá para cá, várias ações vêm sendo desenvolvidas, com o intuito de transformar a cidade em um ambiente mais favorável para o empreendedor”, contou.

O eixo de Turismo do Programa Cidade Empreendedora, foi contratado via Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semitec), que será trabalhado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O Secretário de Indústria, Tecnologia e Comércio, Constantino Castro, destacou a importância do Inventário.

“O turismo é a indústria mais barata e pronta, que precisava dar esse primeiro passo. Nós temos um pensamento de transversalidade entre as Secretarias, que é o que estamos fazendo. Isso é um trabalho maravilhoso, que oferece o Inventário de Turismo de Caxias, posteriormente um ponto de informações, e nossa cidade, a partir de agora, tem um documento de referência com relação ao turismo. É um pontapé inicial para trabalharmos essa indústria da melhor maneira possível, com muita proatividade”, disse.

O Secretário de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, Maciel Mourão, também ressaltou a relevância do documento.

“O objetivo com relação ao inventário é exatamente potencializar ainda mais todos os monumentos, todas as atividades culturais, para que possamos ter de fato esse turismo potencializado para os outros estados, para as outras cidades aqui do Maranhão, enxergar Caxias e toda a região dos cocais com toda essa potencialidade turística que nós temos, tanto histórica como artística, cultural, como um todo”, frisou.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, falou sobre o potencial turístico do município e como o Inventário dará mais assertividade para a gestão pública e o setor privado na hora de investir.

“Em toda a história de Caxias, nós fomos os que mais investiram no turismo, por acreditar que o turismo melhora a economia, geração de emprego e renda. Criamos diversos pontos, dentre os quais, o principal é o Mirante da Balaiada, escolhido em 2019 como o 5º melhor ponto turístico do Brasil. Temos o Natal Iluminado, a Rua das Sobrinhas, praças, entre outros pontos, que contribuíram para alavancar o turismo regional e estadual, e por que não dizer nacional. Além disso, Caxias foi incluída no Calendário Nacional do Turismo. Isso mostra a importância que temos e que estamos no caminho correto”, disse.