Nesse domingo (07), a Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, retomou as atividades da Feirinha da Gente.

“Chegamos bem cedo na retomada da Feirinha da Gente. A gente percebe que a Feirinha mexe com a cidade, é uma rotatividade financeira, e mantenedora das famílias de Caxias”, destaca Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Mais uma temporada se iniciando, são 7 anos. É uma alegria retornar. E, a gente convida a população para prestigiar a Feirinha proporcionada pela Secretaria de Cultura, por meio da Prefeitura de Caxias”, disse Taty Sobral, coordenadora da Feirinha da Gente.

Café da manhã, produtos da agricultura familiar, artesanato, almoço. Uma variedade em produtos e serviços foram ofertados aos visitantes.

“Para nós artesãos é importante esse retorno, e para os feirantes de uma forma geral”, disse Antônia Regina, artesã.

“É uma fonte de renda indispensável na vida de muita gente e esse retorno é importante”, disse Neta Pinheiro, Presidente da Associação do Artesanato de Caxias (MA).

“Sucesso total, a Feirinha voltando, e Caxias só tem a agradecer. Nossa barraca, Amor de Café convida todo mundo para vir à Feirinha da Gente, após a missa. Café, bebidas, apresentações tudo isso tem aqui na Feirinha”, disse Marcos Xavier, empreendedor.

“Temos a linguiça caxiense e a linguiça maranhense. E, assim a gente trabalha a valorização da culinária caxiense. Nós vamos estar aqui todos os domingos trazendo todos os derivados de suíno”, disse Francyane Barradas, empreendedora.

Os visitantes tiveram acesso aos atendimentos na barraca da saúde, com a UBS do Castelo Branco. Do lado oposto, uma empresa de cursos profissionalizantes na área da saúde, também escolheu a Feirinha para anunciar os cursos.

“Estamos no Brasil há dois anos, mas aqui em Caxias estamos desde o ano passado, trabalhando cursos técnicos de enfermagem, radiologia e administração”, lembra Ingrid Cavalcante, coordenadora comercial.

Doces, feijão, abóbora, tapioca, dentre outros produtos. A agricultura familiar também levou os seus produtos. Marilene Silva, a Secretária Luciana Soares comemoraram a retomada.

“A gente vende mais aqui na Feirinha. Enquanto não estava funcionando a gente vendia menos, mas esse retorno é muito importante”, disse Marilene Silva, agricultora do Povoado Belém.

“Que bom estarmos retornando. Temos mais de 15 agricultores vendendo aqui. Esse projeto é muito importante, pois ajuda a escoar a produção. E, 99% dos produtos é oriundo da agricultura familiar”, disse Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

A animação ficou por conta das bandas, Pagoblack e Samba Muleki. “É uma grande oportunidade estamos voltando com a Feirinha, graças ao nosso Prefeito Fábio Gentil, que faz com que a gente tenha visibilidade aqui e fora de Caxias (MA). Já estamos há 12 anos de luta crescendo e tocamos nossas rodas de samba nos finais de semana”, frisa Alexandre, Samba Muleki.

“A gente fica feliz com essa oportunidade para o Samba e o Pagode, que vem crescendo a cada dia mais em Caxias”, destaca Márcio André, PagoBlack.

“Foi muito bom o retorno da Feirinha da Gente. Eu frequento sempre, e gosto muito das pessoas, do público, de rever os amigos. É um programa de domingo”, disse Aldeleine Sousa, visitante da Feirinha.