A Feirinha da Gente, representa muito mais do que um simples ponto de comércio, ela é um símbolo da valorização da agricultura familiar e do desenvolvimento local. A cada domingo, mais de 15 agricultores têm a oportunidade de comercializar seus produtos frescos e de qualidade, trazendo consigo não apenas alimentos, mas também histórias e tradições que permeiam o campo. A retomada das atividades nesse domingo (07), foi marcada por muita alegria.

“Nós estávamos há mais de três meses à espera da retomada. A gente vendia, mas é bem melhor com a Feirinha da Gente, pois o movimento aumenta. A gente vem do povoado Belém e temos muitos clientes. Perto do meio-dia, vendemos menos, porque já vendemos quase tudo logo no começo da manhã. Ou seja, temos clientes em vários horários e ficamos por aqui até 12h”, disse Marilene Silva, agricultora familiar.

Localizada na Praça Vespasiano Ramos, no Largo de São Benedito, no coração do Centro de Caxias, a Feirinha da Gente se tornou um ponto de encontro para a comunidade, fortalecendo os laços entre produtores e consumidores. Além disso, ela desencadeia uma série de impactos positivos na economia local, promovendo a geração de emprego, renda e o crescimento sustentável.

O incentivo dado à Feirinha da Gente pela gestão municipal, tem sido de grande importância para os agricultores familiares e outros feirantes que vão ao local, além de ser importante para a clientela que se desloca bem cedo para comprar os produtos frescos.

Na Feirinha, os agricultores familiares têm um espaço adequado para comercializar seus produtos, sem depender exclusivamente de intermediários ou grandes redes de supermercados. Isso não apenas beneficia diretamente os produtores, mas também contribui para a diversificação da oferta de alimentos na cidade, promovendo uma alimentação mais saudável e variada para a população.

São diversos os produtos comercializados pela agricultura familiar: tapioca, abóbora, milho, melancia, banana, meloa, doces, feijão, puba, maxixe, azeite, pimenta, molho, quiabo, cheiro-verde e muitos outros produtos.

Além disso, a Feirinha da Gente estimula a preservação das tradições agrícolas e o resgate do conhecimento ancestral sobre o cultivo e produção de alimentos. É um espaço onde técnicas de agricultura sustentável são valorizadas e compartilhadas, contribuindo para a construção de um futuro mais consciente e equilibrado.

A Feirinha é realizada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, e é valorizada pelos feirantes e clientes que respondem positivamente com suas presenças a cada domingo, reconhecendo seu papel essencial na promoção da agricultura familiar, no desenvolvimento econômico local e na construção de uma comunidade mais conectada. Ao visitar a Feirinha da Gente, o cliente não está apenas comprando os alimentos; está investindo no futuro da cidade de Caxias, e celebrando a riqueza da cultura local.

“Hoje nós temos mais de 15 agricultores trabalhando aqui na Feirinha, fazendo parte desse projeto que começou na gestão do Prefeito Fábio Gentil. Quase 90% da produção comercializada aqui vem da agricultura familiar. E tenho certeza de que todos estão muito felizes em retornar à Feirinha da Gente”, disse Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.