Leituristas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), e agentes de endemias da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realizaram, na manhã dessa segunda-feira (08), uma ação para multiplicar as medidas preventivas a serem adotadas no combate à proliferação do mosquito aedes aegipty, transmissor da dengue, chikungunya e Zica.

A ação educativa foi desenvolvida, de casa em casa, pelas ruas do bairro Antenor Viana, e vai se estender por todos os bairros da cidade. Durante a leitura dos hidrômetros, os colaboradores do SAAE Caxias irão entregar nas residências e pontos comerciais, um panfleto informativo com recomendações importantes na remoção de locais, que podem servir de criadouros do mosquito. Em média, cerca de 250 domicílios são visitados diariamente.

“Desde o início da gestão do prefeito Fábio Gentil, ele determina que as secretarias façam um trabalho conjunto em prol da população, realmente trabalhando em equipe. E nesse caso do surto de dengue que já atinge todo o país, com mortes até no nosso estado, precisamos unir esforços para colaborar. E o SAAE, dessa vez, está entregando panfletos educativos, elaborados pela secretaria de saúde, para que a população tenha a consciência da importância de prevenir o acúmulo de água em recipientes, que podem causar a dengue e, assim, evitar fatalidades dentro da própria casa. A população precisa ter atitudes acima de tudo, e não só de prevenir o acúmulo, mas também informar situações de risco, como piscinas abandonadas em alguma casa para que o Unidade de Zoonoses possa fazer o seu trabalho”, enfatiza o diretor administrativo e financeiro do SAAE Caxias, Arnaldo Arruda.

Para o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, é uma parceria muito importante. “Afinal de contas são pessoas que estão no dia a dia dos domicílios dos bairros aqui da cidade, e eles vão estar conosco distribuindo material informativo, pra que a sociedade possa entender melhor a dinâmica desse serviço. Se você tirar dez minutos, o cidadão dono da casa, tirar 10 minutos do tempinho dele pra fazer uma vistoria no seu imóvel, será muito importante”.

Durante a ação, foram repassadas recomendações importantes na remoção de locais que podem servir de criadouros do mosquito, como a limpeza dos quintais; recolher pneus; latas; plásticos; e outros objetos que possam acumular água em toda a cidade, além da desobstrução de calhas, lajes e ralos.

A casa da Dona Maria José foi um dos imóveis visitados. Segundo ela, no local não tem espaço pro mosquito. E com a mobilização, ela vai reforçar ainda mais os cuidados.

“Eu limpo a minha casa, agora mesmo estou passando pano em tudo. Eu limpo, até as paredes eu lavo, ali no beco, eu lavo tudo. Eu só tenho um depósito de botar água, esse é limpinho, tudo é limpo, eu gosto de tudo é limpo, eu não gosto de sujeira. Meu quintal só é um beco, não é grande, mas também é limpinho, sem criadouro do mosquito porque eu nem gosto mesmo de mosquito.”

Índice de infestação do mosquito aedes aegypti em Caxias

De acordo com o resultado do 1º Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegpyti (Lira), deste ano, desenvolvido pela UVZ, no período de 26 de fevereiro a 01 de março, 11 bairros da cidade apresentaram alto risco de infestação. São eles:

• Trezidela – 20,9%
• Vila São João – 14,9%
• Pequizeiro – 10,5%
• Caldeirões – 8,0%
• Teso Duro – 7,4%
• Fumo Verde – 7,1%
• Campo de Belém – 7,0%
• Resid. Sabiá – 6,7%
• Fazendinha – 6,4%
• Bacuri – 5,9%
• Resid. Eugênio Coutinho – 5,4%