A modernização da iluminação pública é uma iniciativa que traz benefícios imediatos para a comunidade, mas também representa um compromisso com o futuro sustentável de uma cidade. No bairro Castelo Branco, em Caxias, essa transformação está ganhando vida por meio da implantação de iluminação em LED, realizada pela Prefeitura Municipal de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Com a substituição de mais de 200 pontos de iluminação tradicional por luminárias de LED, a paisagem noturna do bairro está passando por uma significativa melhoria. O LED não apenas proporciona uma luminosidade mais eficiente e brilhante, mas também é reconhecido por sua durabilidade e economia de energia.

Os benefícios dessa transição são diversos. Em primeiro lugar, a iluminação em LED oferece uma melhor visibilidade, aumentando a sensação de segurança para os moradores e demais visitantes do bairro. Com uma luz mais nítida, os espaços públicos ficam mais acolhedores e propícios para atividades noturnas, promovendo o bem-estar da população.

Além disso, a economia de energia proporcionada pelo LED é outro fator importante. Com um consumo menor, em comparação com as tecnologias convencionais, a Prefeitura de Caxias está reduzindo os custos operacionais a longo prazo, mas também contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a redução da pegada de carbono.

Essa iniciativa representa uma modernização da infraestrutura urbana, mas também reflete um compromisso com a sustentabilidade ambiental, e o desenvolvimento consciente. Ao investir em tecnologias mais eficientes e sustentáveis, a Prefeitura de Caxias está pavimentando o caminho para uma cidade mais moderna, segura e ambientalmente responsável.

A implantação de iluminação em LED no bairro Castelo Branco, representa a continuidade de um trabalho que já está acontecendo tanto na zona urbana, quanto na zona rural de Caxias, no 1º, 2º e 3º distritos de Caxias, com cada ponto de luz substituído.

“São diversos bairros e diversos povoados. Nós já fizemos em mais de 50 povoados. Estamos chegando a todos os bairros de Caxias. Esse é o compromisso da Prefeitura de Caxias. O nosso compromisso é chegar ao final de 2024 com mais de 80% do parque de iluminação concluído”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).