A Prefeitura de Caxias (MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão, IFMA Campus Caxias, iniciou o curso de cuidador infantil. A aula inaugural ocorreu no auditório da escola Antônio Rodrigues Bayma.

O que me fez interessar mais foi a oportunidade de estar fazendo esse curso, oportunidade de trabalho, tem muito lugar que precisa. É uma oportunidade para todas as mulheres”, destaca Taynara da Silva, aluna.

“É uma oportunidade que elas vão ter de se qualificar e de ter uma renda. É um curso gratuito, elas fizeram uma inscrição na Secretaria da Mulher e nós estamos oportunizando a elas este curso”, disse Vanda Marinha, Coordenadora dos cursos de Cuidador Infantil e Assistente Administrativo.

O curso faz parte do Programa Mulheres Mil e conta com 40 integrantes. Além disso o Curso é gratuito e será ministrado por 160h horas. Ao final, além do certificado, as participantes vão contar com qualificação para o mercado de trabalho.

É mais uma oportunidade de qualificação para estas mulheres. Estamos com esse público para capacitar e colocar elas no mercado de trabalho, com mais qualificação. É isso que a Secretaria da Mulher busca, não apenas trabalhar o combate a violência contra a mulher, mas capacitá-las. E, estamos com esta parceria com o IFMA para capacitar nossas mulheres”, disse Mayara Silva, secretária Municipal Adjunta da Mulher de Caxias (MA).

É um programa que tem uma metodologia muito bem escrita. A proposta é que o programa transforme as vidas dessas mulheres, além de buscar essa empregabilidade. São cursos de qualificação profissional, são atividades além da sala. Hoje elas entram uma pessoa, mas sairão outras pessoas”, destaca Luís Moraes, Coordenador do Departamento de Extensão e Relações Institucionais.