A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), juntamente com as coordenações da Proteção Social Especial, da Proteção Social Básica e dos Direitos Humanos, realizou uma reunião estratégica com professoras do curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), para articular esforços em rede entre as instituições e aprofundar o conhecimento sobre os serviços oferecidos por cada unidade da assistência social.

Os profissionais foram recebidos pela Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, que explicou e destacou o trabalho desenvolvido por cada coordenação nos equipamentos socioassistenciais do município, os quais promovem benefícios assistenciais relacionados à política de assistência social.

Segundo a secretária Ana Lúcia Ximenes, a oferta de serviços, programas, projetos, benefícios e ações pelo SUAS, constituem garantias de proteção social conforme a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), pois possuem caráter preventivo em relação a situações de risco. O trabalho social com famílias busca enfrentar as vulnerabilidades vivenciadas, de forma articulada com a rede socioassistencial e outras políticas. Todos os equipamentos da Secretaria desempenham um papel importante ao garantir o acesso à proteção social básica e especial.

A parceria com a Universidade Estadual do Maranhão fortalece ainda mais esses esforços, permitindo uma colaboração eficaz e contínua na promoção do bem-estar e da inclusão social, daqueles que necessitam dos serviços oferecidos pela rede socioassistencialas.