Foi realizado nesta quinta-feira (11), o I Seminário da Política da Pessoa com Deficiência, voltado para profissionais da Atenção Primária à Saúde. O evento foi organizado pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Atenção Primária à Saúde.

Durante o evento, além de debates sobre o tema, foi apresentado a política municipal para pessoa com deficiência, da Rede de Atenção Psicossocial e diversas outras temáticas.

A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, destacou os esforços da pasta para melhorar a assistência desse público. “A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias vem aprimorando as cinco Redes de Atenção à Saúde, preconizadas pelo Ministério da Saúde. E a que a gente tem mais dificuldade por conta da complexidade, da acessibilidade, é exatamente a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência. Hoje nós estamos dando pontapé inicial para diagnosticar esse público para melhor atendê-los, de forma segura e eficaz”, disse.

Amanda Costa, coordenadora da Atenção Primária à Saúde, falou sobre o desenvolvimento da política para pessoas com deficiência. “Bom, hoje a gente está tirando a invisibilidade das pessoas com deficiência no contexto do acesso à saúde. A gente tem uma política de saúde para a pessoa com deficiência, no entanto ela é uma política de papel, na prática, ainda há muitas barreiras de acesso e hoje a gente inicia um processo de retirada dessa política do papel e colocando ela realmente na prática. Entendemos que trabalhar isso com os profissionais da Atenção Primária é o primeiro passo”, frisou.

Erlane Livia, referência técnica da saúde da pessoa que possui deficiência, destacou o objetivo do Seminário, “Nesse evento estamos dando o primeiro passo para essa linha de organização da saúde da pessoa que possui deficiência. Aqui nós vamos falar um pouco sobre o nosso trabalho, que já está dando os primeiros passos, sobre essa linha de cuidado, sobre essas pessoas que necessitam bastante do nosso apoio dentro da saúde. Este é nosso primeiro evento, em que eu tenho muita satisfação de falar esse momento, com os profissionais” disse.

A Promotora de Justiça, Ana Cláudia, também esteve no evento e ressaltou a importância do avanço nessa política pública. “A realização desse seminário, dessa capacitação para os profissionais é de suma importância, justamente para saberem lidar com toda essa comunidade. Todo o aprendizado, toda a oportunidade que a gente possa ter de aprendizado que depois vá a ser fruto e devolvido para a comunidade é extremamente importante”, finalizou.