A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, realizou nesta quinta-feira (11), o lançamento da 3ª edição do Projeto ‘Educação e Justiça: versos Empenhados pela busca da Paz e contra a violência a Mulher’, que tem como finalidade, dá cumprimento a Lei Federal N°14.164/2021, que visa o combate a violência contra a mulher, por meio da abordagem de temas relacionados à Lei Maria da Penha na rede de ensino do município.

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), também instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, para que se possa conhecer mais sobre a Lei Maria da Penha, tipos de violência e como é possível a prevenção. Durante o período é trabalhada a formação de uma nova consciência com os jovens, para torná-los cidadãos com novos comportamentos e agentes transformadores da realidade. Além disso, despertar o protagonismo juvenil nas ações de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência.

“Esse projeto é realizado pela equipe do Plantão Socioeducacional, com o apoio dos técnicos da Coordenação Pedagógica da Semect, cujo o objetivo é orientar, informar e combater a violência contra a mulher de forma continua e eficaz, com a anuência da secretária de Educação, Ana Célia Damasceno. Com o apoio dela temos conseguido ampla adesão das mulheres que acreditam no projeto”, destaca Valéria Almeida, coordenadora do Plantão Socioeducacional.

O evento contou com a presença da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), que esteve representada por Aline Negreiros, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM). “Acreditamos que através da educação, nós vamos ter uma sociedade igualitária, onde as crianças vão entender qual é o papel da mulher na sociedade e todos os seus direitos. E nós do CRAM, que é um Centro de Referência em Atendimento a Mulher da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, pra gente tá aqui hoje é muito importante, pois é um projeto que a gente acredita e apoia”, destaca.

Também estiveram presentes: gestores, técnicos e professores e todos representando segmentos da Semect.

“Esse é um projeto de suma importância, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), em parceria com as escolas e o Plantãosocioeducional, onde será desenvolvido nessa semana a promoção da paz, dando continuidade a outros projetos e de combate a violência contra a mulher, por que essa temática já vem sendo trabalhada nas escolas, nas salas de aulas. E, um projeto como esse vem firmar a continuidade desse trabalho”, ressaltou Socorro Brito, gestora de Currículo e Normatização da Semect.

O projeto versos Empenhados, pela busca da Paz e contra a violência a Mulher, vai seguir o seguinte cronograma nos próximos dias, e contará com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino:

1. Lançamento do projeto – (11 de abril).
2. Discussões e debates – (11 a 22 de abril).
3. Produção e escolha de poema (pela equipe da escola) – (de 23 a 29 de abril).
4. Entrega do poema finalista na Semect – (30 de abril).
5. Leitura e seleção dos poemas finalistas pela Comissão Avaliadora – (2 a 6 de maio).
6. Culminância do projeto – (09 de maio).