A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou nesta sexta-feira (12), no Memorial da Balaiada, para os técnicos Assistentes Sociais e Psicólogos da Proteção Social Básica (PSB) e da Proteção Social Especial (PSE), uma capacitação, que também avaliou os serviços ofertados na Rede de Assistência Social. Os técnicos integram os Centro de Referência da Assistência Social e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social.

Com o tema: ‘Diálogo técnico do Sistema Único de Assistência Social’, o evento trouxe relatos dos assistidos, informações técnicas de como é possível melhorar ainda mais a assistência às famílias em vulnerabilidade social.

“É importante para o técnico, para a formação de nós dentro do serviço. Toda política ela precisa de uma articulação na rede, mas também entre os técnicos e os equipamentos. Esse momento é de troca de experiências”, disse Mariana Marinho, psicóloga.

“Estamos com um momento de formação com os nossos técnicos. Nós estamos fazendo uma capacitação em temas que eles vivenciam dentro dos equipamentos, para que cada dia esse atendimento seja melhor. Esse é um momento de troca de diálogo”, disse Ana Lívia, coordenadora dos CRAS e Centros de Convivências.

“Hoje estamos reunindo os técnicos e dialogando sobre o SUAS. Nós estamos tirando dúvidas conosco e depois com a comunidade. Foi um momento de compartilhamento de informações, compartilhamento de dados do Centro POP e CREAS”, frisa Nilcéia Surama, coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCDV).

“Temos uma capacitação de assistentes sociais e psicólogos, que lidam diariamente com as pessoas nos CRAS. Além da parte técnica, estamos preparando para que eles tratem muito bem os usuários. É o nosso SUAS funcionando, e vendo esse trabalho que acontece a cada mês”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.