A Prefeitura de Caxias (MA), por meio das secretarias municipais de Agricultura, Pesca Abastecimento e Agronegócio de Caxias (SEMAPA); Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva; Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico e a Associação dos Artesãos de Caxias, participaram de uma reunião para tratar sobre o 1° Festival do Babaçu, que será realizado em Caxias nos dias 17, 19 e 20 de julho de 2024.

O Festival será realizado pela Associação dos Artesãos de Caxias, com o apoio do Instituto Gran Cocais, Feira das Artes, mas conta também com o apoio da gestão municipal. A reunião contou com as presenças também das representantes das quebradeiras de Coco Babaçu e artesãos, que usam o babaçu como matéria prima. O objetivo é fomentar o artesanato e a valorização da cultura do Babaçu em Caxias e região, além de demonstrar que do Coco Babaçu se aproveita tudo.

O Festival do Babaçu será realizado na Rua das Sombrinhas, no Complexo Turístico Balaiada. Sendo que a programação terá o seguinte cronograma:

1. Dia 17 de julho 2024 – Dia Municipal do Artesão Caxiense será realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Caxias (MA).
2. A realização do Festival do Babaçu será realizado nos dias 19 e 20 de julho de 2024 na Rua das Sombrinhas, Morro do Alecrim (Complexo Turístico Balaiada).

“Participamos da reunião do 1º Festival do Babaçu, que vai acontecer nos dias 17, 19, e 20 de julho. A gente estava reunido para definir como o Festival vai acontecer, os tipos de concursos que haverão, e vai valorizar a cultura do Coco Babaçu”, destaca Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).

“O Festival do Babaçu vem com o propósito de agregar valor aos produtos que são derivados do Babaçu, assim como a valorização da quebradeira de coco de Caxias. Nosso propósito é fazer competições da melhor quebradeira de coco, desfiles de moda com o apoio da UniFacema, fazer exposição do nosso artesanato, do extrativismo, dos produtos que estão sendo industrializados, assim como atrações culturais e o fomento da economia criativa do município”, disse Francyane Barradas, coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva.

“O evento é da associação dos artesãos, e a secretaria de cultura entra como parceira com atração artística no dia evento. O evento vai acontecer nos dias 19 e 20 de julho, é um Festival competitivo com comidas e serão produzidos muitos produtos do Babaçu para a exposição”, disse Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Para este festival escolhemos um tema para homenagear as quebradeiras de coco. E, o objetivo é mostrar o que temos de melhor de extração do coco, artesanato e o extrativismo. Esse Festival foi pensado pela Associação, a partir do momento que percebemos que outros municípios tem seus festivais. No dia 17 de julho e o aniversário de 3 anos da Associação e também é o Dia Municipal do Artesão Caxiense. Neste dia terá uma solenidade na Câmara e homenagem às quebradeiras de coco. E, no dia 19 terá a abertura do Festival com Rodas de Conversas, com o pessoal do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), eles virão a Caxias para fazer as inscrições de novas carteiras, além de oficinas de biojóias e a noite o Festival com a Feira Gastronômica voltada para o Babaçu”, disse Neta Pinheiro, Presidente da Associação dos Artesãos de Caxias (MA).

Além disso, o evento conta com a parceria do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias; Unifacema; Sincoplema; Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e Narcle Joias.