O trabalho de conscientização do combate ao mosquito Aedes aegypti segue sendo realizando em Caxias. Nesta quarta-feira (17), a temática foi levada à Unidade Integrada Municipal Paulo Freire, em forma de palestra, ministrada pelo Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE), da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Natanael dos Reis, coordenador da UVZ, lembra que o Campo de Belém, onde se encontra a U.I.M. Paulo Freire, é um dos 11 bairros que apresentaram alta infestação, conforme dados do 1º Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. “Estamos reforçando as ações nos bairros com maior infestação do Aedes aegypti. Apesar do mosquito ser acéfalo, ele é muito inteligente quando se trata em adoecer a gente. Então, não podemos relaxar com os cuidados de prevenção, inclusive na própria escola, quando o aluno for descartar algum lixo que pode servir de criadouro”, alertou Natanael dos Reis.

A agente comunitária de saúde Taciane de Mesquita, destaca a parceria com a UVZ. “A parceria com a UVZ, que trabalha especificamente com as zoonoses, é de suma importância, para criar nos estudantes, através do Programa Saúde na Escola, uma consciência sobre os perigos que a dengue tem para a saúde deles e seus familiares, e, com isso, a comunidade como todo se unir nesse momento para que a cidade não passe por uma endemia”.

De acordo com a gestora da unidade escolar, Salete Sousa, os conhecimentos vão ajudar para transformar a realidade da comunidade. “É uma oportunidade dos alunos terem mais conhecimentos e possam levar para serem praticados em casa, ajudando assim no combate e prevenção das doenças que são transmitidas pelo mosquito. Isso é uma ação já rotineira na escola”.

Ainda nesta semana, houveram ações educativas do NESPE na Escola Alexandre Costa, localizada no bairro Trizidela, e na Escola Comunitária Nossa Senhora das Graças, no bairro São Francisco.