Profissionais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Caxias participaram, nessa terça-feira (16), de uma capacitação com a temática “Primeiro Socorros: Lei Lucas”, realizada pela equipe do SAMU Caxias. A Lei Lucas estabelece a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros, para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados.

No evento, foram abordados os temas: Obstrução de via aérea por corpo estranho (OVACE), acidentes com animais peçonhentos, e outros temas, como explicou o condutor socorrista e Instrutor do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do SAMU, Marcos Daniel. “Hoje vamos falar da Lei Lucas, onde os profissionais de todas as unidades escolares precisam estar treinados. Vamos explicar sobre obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE), que são os engasgos, e Reanimação cardiopulmonar (RCP), para que caso haja alguma dessas ocorrências, eles estejam aptos a fazer os primeiros socorros”. disse.

Raimundo Filho, representante do IFMA, falou sobre a capacitação. “O IFMA Campus Caxias já está fazendo a 3ª edição, já tivemos antes da pandemia, e agora, após a pandemia, a gente retoma essas capacitações, destinadas aos nossos servidores, para que eles tenham noções básicas de primeiros socorros para os nossos alunos. Temos um fluxo de mais 1500 pessoas por dia e além disso, precisamos ter essa capacitação para termos uma segurança maior”, disse.

A professora do IFMA Campus Caxias, Luciana Batista, ressaltou a importância da capacitação. “Nós temos alunos de ensino médio, que estão a partir de 14 anos aqui na nossa responsabilidade, eles vêm de diversos locais, de realidades diferentes. Então, de repente, eles estão realmente na necessidade de nós podermos ajudar. E em algum momento, de situação que possa ocorrer sem nenhum tipo de previsão. Então, quanto mais nós estivermos preparados para isso, melhor”, finalizou.