Nessa sexta-feira (19), o auditório da Prefeitura de Caxias, foi o palco para uma importante iniciativa de capacitação voltada aos integrantes dos Centros de Referência da Assistência Social (SMADS), e Centros de Convivência. A palestra que teve como foco o autismo, foi ministrada por Camila Braúna, terapeuta ocupacional e mãe de uma criança autista.

Com o intuito de aprimorar o acolhimento e o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a palestra abordou diversos aspectos essenciais, desde a compreensão das características do autismo até estratégias de intervenção e inclusão social. Durante o evento, foram compartilhadas experiências destacando os desafios enfrentados e os aprendizados adquiridos. Com uma abordagem sensível e prática a palestrante proporcionou aos participantes uma visão mais ampla e empática sobre o autismo.

“Foi planejada uma capacitação para representantes de todos os CRAS e Centros de Convivência. Ano passado foi para os Centros da Juventude. E, nós queremos levar para todos os funcionários da Prefeitura, porque a gente acredita que quanto mais informações, mais conscientização e menos preconceito”, destaca Camila Braúna, terapeuta ocupacional.

“Hoje estamos trabalhando com nossa equipe de orientadores sociais, supervisores e psicólogos para que possamos trabalhar o autista. E eu, como Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, trouxemos a Camila Braúna. Ela conhece e sabe informar para que possamos melhorar o nosso acolhimento e como pessoas”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

“A gente resolveu fazer essa capacitação voltada aos orientadores sociais, dos CRAS e Centros de Convivência e da Proteção Social Especial. Essa capacitação tem por objetivo tem por objetivo fazer com que os nossos profissionais possam conhecer o que é o Autismo e também fazer com que eles acolham com mais empatia, de forma eficiente e eficaz os nossos usuários”, destaca Alyne Raynara, coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

“Nós trabalhamos com o acolhimento e socialização dos assistidos junto com as demais crianças que não são autistas. No início é difícil, mas a gente vai se adaptando e aprendendo. Nós recebemos crianças autistas e é rica essa capacitação para nós que trabalhamos com crianças autistas”, disse Mauriane Cristina, Assistente Social.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos participantes, que reconheceram a importância de atualizar seus conhecimentos e práticas profissionais para melhor atender às necessidades das pessoas com TEA e suas famílias. Ao final da palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências, fortalecendo ainda mais a rede de apoio e colaboração no enfrentamento dos desafios relacionados ao autismo na comunidade de Caxias.