A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa terça-feira, dia (16), uma reunião de planejamento para tratar sobre os recursos advindos do Programa Dinheiro Direto na Escolas (PDDE).O encontro, que acontece todos os anos, tem por objetivo fazer com que o programa cumpra a sua finalidade nas unidades de ensino.

A reunião é realizada com todos os gestores, que são presidentes das unidades executoras próprias, das escolas municipais que recebem recursos diretamente na unidade de ensino. Conforme a coordenadora do PDDE Interativo da Semect, saber administrar os recursos é fundamental.

“Essas são contas gerenciadas pelo diretor que é o presidente do Conselho Escolar e dessa unidade executora própria. Todos os anos fazemos reunião quando o dinheiro ele está prestes a ser creditado ou que já foi creditado nessas contas das escolas. O recurso do PDDE é dividido em duas parcelas sendo um recurso suplementar, um dinheiro suplementar que o Governo Federal encaminha para as escolas para ajudar na elevação do IDEB, através da melhoria da Infraestrutura física da escola, implementação de projetos pedagógicos dessa escola e também através de ações integradas ao PDDE, que são programas específicos”, destaca Leda Rodrigues, coordenadora PDDE Semect.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), destacou como a coordenação do PDDE auxilia os gestores de forma precisa.

“Esse é um programa muito importante dentro das escolas públicas inicialmente porque um Programa de Dinheiro Direto na Escola, esse é trabalho constante da Secretaria de Educação que é da formação para os presidentes de unidades executoras, mas também fazer com que eles possam prestar contas da maneira mais transparente possível dos recursos que a escolas recebem. Hoje nós estamos fazendo aqui mais uma vez, um trabalho mostrando para essas pessoas a importância de dar transparência aos recursos públicos”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).