Foi realizada nessa sexta-feira (19), a eleição dos 10 membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura de Caxias. A categoria é dividida por representantes da música, arte, cultura popular, capoeira, teatro, artes visuais, Instituto Histórico e Geográfico, Academia Caxiense de Letras, Povos Tradicionais de Matrizes Africanas e Escolas de Samba.

Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, falou sobre a importância da eleição.

“Hoje estamos fazendo a Assembleia Municipal de Cultura, onde nós damos prosseguimento à escolha dos membros que vão fazer parte do Conselho Municipal de Cultura. Esse conselho é paritário, então nós temos 20 cadeiras, sempre com um suplente, então essas 20 cadeiras são 10 pessoas da população, a Sociedade civil, na qual a gente vai ter os representantes das linguagens artísticas, teatro, dança, música, cultura popular, culturas africanas e 10 pessoas do poder público, para que a gente tenha esse diálogo direto na formatação de editais, de projetos que a cultura vem executando durante o ano”, explicou.

A representante técnica da Secretaria, Municipal de Cultura, Dalva Maciel, destacou o processo eleitoral.

“O objetivo desse momento tão importante é a escolha dos delegados para a composição do Conselho Municipal de Cultura para o biênio de 2024 a 2026. Então, o Conselho ele é composto por 20 pessoas, 10 do poder público que são indicados pelas Secretarias que têm assento no Conselho e 10 da Sociedade Civil, incluindo música, dança, teatro e várias outras categorias. Então, hoje, nesse momento aqui, a gente está discutindo para estar as pessoas, cada segmento escolhe seus representantes”, disse.

O ex-presidente do Conselho de Cultura, Chico Beleza, falou sobre o trabalho realizado.

“A gente conseguiu nesse tempo fazer várias reuniões, participar de comissões para a elaboração de editais, reunir a classe artística como um todo, fazer a união, que estava todo mundo disperso. E, com o Conselho não, com o Conselho a gente conseguiu trazer esse povo para perto”, disse.

“O Conselho Municipal de Cultura foi o primeiro, ele fundou essa cultura de ter Conselho de Cultura na cidade para ativar fundos, correr atrás de editais, de possibilidades para as categorias se organizarem e atualizarem. E, dando continuidade ao Conselho, ele vai continuar essa resistência que é reunir artistas, produzir, ter iniciativas voltadas para quem produz arte e cultura na cidade”, destacou Sid Brito, ex 1º Secretario do Conselho Municipal de Saúde.

Outros 10 representas do Poder Público serão escolhidos pelas Secretarias de Cultura, Educação, Meio Ambiente, Política para as Mulheres, Infraestrutura e Urbanismo, Fazenda, Gabinete do Prefeito, Assistência e Desenvolvimento Social, além da Coordenação de Juventude. Após a escolha, será realizada eleição para mesa diretora, com participação de todos os membros da Sociedade Civil e Poder Público.