A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), tem disponibilizado diversas formações, que ocorrem no Centro de Referência Municipal, em Atendimento Educacional Especializado as Pessoas com Deficiência Maria Luiza Pereira. O objetivo é capacitar os funcionários, técnicos e professores que são envolvidos com a setor de inclusão.

“A formação é de suma importância por que ela vem contribuir para que os profissionais da educação especial, possam ampliar e atualizar os seus conhecimentos no ambiente escolar”, destacou Márcia Cristina, agente de Inclusão.

Para Vinícius Santos, a formação fornece oportunidade de um trabalho qualificado. “É gratificante a oportunidade de uma formação como essa, pois nós ajuda a melhorar o nosso atendimento ao aluno, podemos ampliar mais nossos conhecimentos como profissional, e desenvolver nosso trabalho na sala de aula junto com os professores”, ressalta Vinícius Santos.

A Agente de Inclusão e formadora, Patrícia Mendes, destacou os objetivos da formação. “A visão da formação para os agentes de inclusão, é trabalhar para desfazer barreiras que possam existir entre o agente de inclusão, e o professor de sala comum, para que haja um melhor alinhamento melhorando o ensino e o tornando mais colaborativo, com adequações de atividades e respeito as leis que regem às funções do agente, a formação tem objetivo da suporte ao profissional para melhor até der às crianças com deficiência no município de Caxias”, afirma Patrícia Mendes.

A gestora do Centro de Referência Municipal em Atendimento Especializado Maria Luiza Pereira, Marilene Moraes, explica como são organizadas às formações. “O Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado Maria Luiza Pereira, tem a finalidade de promover a inclusão e ensino de qualidade, conforme o requisitado pelo governo municipal. Nós aqui realizamos diversas formações anualmente, dentre essas citamos a formação dos agentes de inclusão, profissionais, esses que atuam na sala de aula para assim fazer esses profissionais melhorarem suas habilidades que possam objetivar os atendimentos dentro da sala de aula”, destaca a gestora do Centro de Referência Maria Luiza Pereira.