A equipe do Consultório na Rua, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Caxias (MA), realizou ação de saúde itinerante no Restaurante Popular Zé Gentil, nessa sexta-feira (19). A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro POP.

O evento contou com serviços de enfermagem, psicologia, assistência social, além de vacinação, aferição de pressão arterial e glicemia e orientações de saúde. Ytaciano Bezerra, coordenador do Consultório na Rua, falou sobre o público-alvo da ação. “É um público direcionado do Centro Pop e, ao mesmo tempo, o Consitório na Rua faz esse serviço de abordagem. A gente aborda o cliente, o paciente, para ele poder vir fazer esses atendimentos, buscar o serviço de saúde e a gente possa estar encaminhando para que essa saúde seja mais vista e que, consequentemente, eles possam se cuidar mais para viver melhor”, disse.

A psicóloga, Mauriane Lima, ressaltou a importância da ação. “Hoje a gente veio fazer uma ação de informação, de multiplicar a informação. Eu ministrei uma roda de conversas sobre relacionamento interpessoal. A gente enfatizou a importância do trabalho, da gente respeitar os limites das pessoas, da gente conviver em grupo de uma maneira sadia. E também levamos em conta a importância da comunicação, porque as vezes nós temos um problema de comunicação, temos dificuldade de nos expressar”, contou.

“Nós estamos na iniciativa do Consultório na Rua em parceria com o Centro POP, a Saúde e a Assistência Social da Cidade de Caxias, onde a iniciativa de hoje aqui no Restaurante Popular, é dá esse suporte, esse cuidado aos assistidos, moradores de rua. Nós estamos trazendo hoje algumas vacinas, verificando de glicemia, PA, temos aí uma fala com os assistidos após o almoço sobre a importância da comunicação interpessoal, comunicação pacífica”, finalizou o psicólogo, Gilson Douglas.