A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, está fiscalizando propriedades rurais no município, que possam estar provocando danos ambientais, para tomar as devidas providências. Uma das ações foi realizada no 1º distrito de Caxias.

No povoado Barriguda, às margens da MA-034, a equipe avaliou uma propriedade e os danos ambientais, que estão causando um processo de erosão (voçoroca), que está afetando inclusiva a rodovia, pois os sedimentos estão sendo carreados para a MA-034. O local, segundo a Secretaria, sofreu recentemente um processo de supressão de vegetação (desmatamento) para plantio de monocultura.

Diante da situação encontrada, a equipe realizou a identificação dos proprietários arrendatários, em seguida foi feita a notificando dos responsáveis, para que compareçam à sede da Secretaria, para tomadas das medidas cabíveis e mitigação dos danos ambientais.