A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, esteve apoiando as ações da Semana Acadêmica da Faculdade do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN) 2024.1.

Com o tema: Conquistas invisíveis: desafios, resiliência e triunfo no mundo profissional da pessoa negra. A Semana Acadêmica, trouxe desfiles temáticos e a exibição de documentários destacando a importância das pessoas negras na sociedade, são formas poderosas de reconhecer e celebrar as contribuições históricas e contemporâneas dessa comunidade. Além disso, a apresentação do grupo de mulheres Madames do Reggae e as exposições sobre os Quilombos de Caxias e a cultura afro-religiosa enriquecem ainda mais o evento, oferecendo uma oportunidade única de aprendizado e reflexão sobre a história e a diversidade cultural da região.

O momento também destacou projetos como a Feira das Pretas da Associação de Artesãos de Caxias, que demonstra como a arte pode ser uma ferramenta poderosa de transformação social e econômica nas comunidades tradicionais. A apresentação do projeto da Boneca Maria Babaçu, inspirou muitos participantes com sua mensagem de empoderamento e valorização da cultura local.

O coordenador de Igualdade Racial, Ivan de Oxossi, e a coordenadora de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, Francyane Barradas, destacaram as vivências e resistências da cultura afro-religiosa de Caxias, onde foi uma adição valiosa ao evento, proporcionando importantes referências sobre as lutas e conquistas dessa comunidade.