Foi entregue nessa terça-feira (23), no auditório Magno, no Centro de Estudos Superiores de Caxias (MA), o 3º Prêmio Destaque, do Portal Destaque do Maranhão. O evento está em sua 3ª edição. Personalidades, órgãos e instituições foram lembrados. Dentre os homenageados, a Feira de Literatura Cultura e Turismo da Região dos Cocais (Flict).

“Sem dúvidas Caxias lidera, no que diz respeito a Feira de Literatura. A Semect e a gestão municipal, os professores, gestores e alunos, dão toda a sua capacidade intelectual. Este é o 2º ano que a Flict é reconhecida. A Flict é uma Feira de talentos, que envolve a cultura, a literatura e o Turismo da Região dos Cocais”, disse Francigelda Ribeiro, coordenadora de Memória e Cultura da Semect.

A Flict é um evento organizado pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), com uma vasta programação que envolve diversas seções como: Biblioteca Itinerante; Projeto Cultural Tecendo Ideias (contação de história, exposições artísticas, lançamentos de livros, dança, teatro, desenhos ao vivo, shows musicais); Ala empresarial (livrarias e outros segmentos comerciais); Seminário Interdisciplinar Saberes dos Cocais (mesas-redondas com escritores, pesquisadores e acadêmicos); Feira Municipal de Literatura (com trabalhos das escolas de Caxias e de outros municípios da Região dos Cocais), além da entrega da Comenda Ubirajara Fidalgo (destinada a homenagear personalidades com iniciativas relevantes).

Em 2023, a Flict homenageou os escritores caxienses: Salgado Maranhão e Beatriz Reis e neste ano será feita menção honrosa ao arquiteto Ezíquio Barros Neto, pelo livro ‘Por entre ruas e becos de Caxias’.

O Prêmio Destaque do Maranhão também homenageou políticos, jornalistas, fotógrafos, empresários e outras personalidades. Todos participaram de uma eleição que ocorreu pela internet e foram premiados em diversas categorias.

“É um momento muito importante. Estamos desde o Carnaval preparando esse evento. Mas o resultado final valeu a pena. O legal é o pessoal de casa. A gente tenta ser o máximo de transparência possível”, disse Joilson Bruno, organizador do Prêmio.