Foram mais de 50 anos de espera, mas foi entregue nessa sexta-feira (26), o trecho de 100km da BR-226, que liga a cidade de Timon (MA) ao Município de Caxias (MA). Com um investimento de R$ 153,4 milhões, oriundos do Novo PAC, a obra foi finalizada.

O Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil e Deputada Federal, Amanda Gentil, participaram da solenidade de entrega, que foi realizada no Km 28 da via e contou com as presenças de Ministros de Estado: Renan Filho (dos Transportes), Juscelino Filho (das Comunicações) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Também estiveram presentes os senadores, o governador do Maranhão, Carlos Brandão e prefeitos da região, a exemplo da Prefeita de Timon, Dinair Veloso.

Estima-se que a obra tenha um impacto direto na vida de mais de 300 mil pessoas na região. “Estou muito feliz de estar aqui hoje participando deste ato coletivo, histórico e simbólico, que é a entrega da BR-226. Um sonho realizado para as famílias de toda essa região. Quero dizer que o presidente Lula, tem um carinho muito grande por este estado. Na última gestão do governo federal, foram aplicados em todo o Maranhão apenas R$ 100 milhões. Mas isso mudou com o atual governo: somente no ano passado, o presidente Lula aplicou R$ 320 milhões no estado do Maranhão (três vezes mais). E se preparem! Porque, neste ano de 2024, a previsão é que sejam investidos, aqui no Maranhão, R$ 800 milhões”, anunciou o Ministro Renan Filho.

Era um sonho de mais de 40 anos. Mas hoje a realidade mudou. O que nós estamos fazendo aqui, não é favor, é obrigação para ajudar a quem mais precisa”, disse Amanda Gentil, Deputada Federal.

Mais um sonho realizado pelo Presidente Lula, para este povo que esperava há mais de 50 anos. Estamos inaugurando a BR 226, no trecho que vai do Baú à Timon, uma estrada que aproxima mais o Piauí do Maranhão”, disse Carlos Brandão, Governador do Maranhão.

É muito importante um momento como este, que marca uma nova história entre os municípios de Caxias e Timon. Eu fico muito feliz, que aos 52 anos de idade, possa fazer parte de uma foto histórica e de um sonho que a gente acreditava que um dia seria realizado. Deus nos permitiu que fosse realizado com o nosso Presidente Lula. Hoje os políticos dão uma demonstração, de que quando todos buscam o mesmo objetivo, é possível realizar sonhos”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).