A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da Coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva, participou de uma reunião de escuta com as lideranças religiosas de matriz africana, e os defensores e defensoras de direitos humanos do Maranhão.

A reunião foi uma iniciativa do Coletivo Dan Èjì e da Comissão de Promoção de Igualdade Racial da OAB/MA, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, por meio do GT Salles Pimenta e com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

O objetivo da reunião foi ouvir as contribuições das lideranças religiosas de matriz africana e defensoras de direitos humanos, sobretudo as vítimas de racismo religioso no Estado do Maranhão, pelos representantes do GT Salles Pimenta do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, visando a elaboração do Programa Nacional de Proteção aos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas.

A parceria demonstra o engajamento de diferentes atores na busca por soluções efetivas para essas questões. O objetivo de subsidiar a elaboração do Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas mostra o compromisso em garantir a segurança e a integridade daqueles que lutam pela promoção dos direitos humanos e pela igualdade racial.