No último sábado (27), foi realizada a aula inaugural do curso de Auxiliar de Saúde Bucal, ofertado pelo Instituto Aprendiz Sem Fronteiras, em parceria com a Prefeitura de Caxias. O objetivo é capacitar jovens para o mercado de trabalho do município. Além destes cursos, estão sendo ofertados: Gestão em Saúde Pública; Gestão Comercial e Marketing Digital; Auxiliar de Escritório; Agente de Comunitário de Saúde e de Combate às Endemias.

As aulas acontecem aos sábados, no auditório da Prefeitura de Caxias. O Instituto vai ofertar até o final do ano de 2024, mais de 40 cursos, em diversas áreas de conhecimento, além de facilitar o acesso dos alunos ao mercado de trabalho, através de estágios.

O coordenador dos cursos, Marcelo Nobre, falou sobre o objetivo do Instituto.

“O foco principal aqui é gerar o índice de empregabilidade, capacitar os jovens a se prepararem melhor para o mercado de trabalho e assim aumentar a chance dele de inserção. Os cursos são livres, a pessoa faz apenas uma doação na matrícula, e eles são totalmente gratuitos, não tem mensalidade, material são graça, e certificado digital também gratuito. Qualquer pessoa pode participar independentemente da sua idade, escolaridade, gênero, raça, cor, religião. A ONG acredita que o jovem bem preparado, ele terá muito mais oportunidades de entrar e permanecer no mercado de trabalho”, disse.

A professora do curso, Carla Phaloma, destacou as temáticas que serão abordadas durante o curso.

“Durante esses sábados que essas aulas serão administradas, vamos abordar conteúdos para preparar esses alunos para o mercado de trabalho. Também vamos trabalhar com eles em relação à biossegurança, que é um ponto principal dessa profissão. Além de procedimentos básicos que eles devem conhecer relacionados à saúde bucal”, frisou.

O aluno, Kerlon Silva, falou sobre a expectativa para o curso.

“Eu acredito que eu vou gostar muito desse curso, essa área me cativa bastante. Acredito que após concluir o curso, poderei ter oportunidades, se eu me dedicar ao máximo. E vim de certa forma para aprender mesmo, me entregar ao curso, para assim eu conseguir alguma vaga no mercado de trabalho” finalizou.