Nesse sábado (27), a Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec), marcou uma entrevista coletiva para dar visibilidade a conquista do caxiense Mateus Linhares, que é atleta de Artes Marciais Mista (MMA), e que venceu uma luta disputada no último dia 18 de abril, em París na França, ao derrotar o francês Arnald Quero, em uma luta que ficará gravada na história do esporte para Caxias e todo o estado do Maranhão.

“Eu fiquei muito feliz pela iniciativa do Tino por ele ter organizado essa coletiva de imprensa. Isso é uma atitude que agrega muito dentro da atividade profissional. Isso abre portas para a gente”, disse Mateus Linhares, lutador de MMA.

“Mateus Linhares é um orgulho para nossa cidade, demonstrando talento, determinação e coragem em sua jornada no mundo das artes marciais. Sua conquista em Paris é um marco para o esporte local e motivo de grande inspiração para todos nós”, disse Tino Castro, secretário municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio.

O atleta que também tem sua própria academia, tenta conciliar o trabalho para tornar o esporte mais conhecido, com suas próprias lutas e busca de espaço para se destacar no esporte. Ele falou sobre a importância da luta contra o francês Quero, que também acabou tendo uma grande repercussão e dando projeção ao seu nome.

“Toda a minha equipe é daqui, mas eu tenho contatos em Portugal e Inglaterra. Eu consigo treinar aqui em Caxias, mas a preparação faço fora. você lutar contra um Europeu que só faz isso, e a gente que trabalha e depois tem que treinar para lutar, não é fácil. As vezes você chega no treino está exausto, não é fácil. Mas o brasileiro é isso, o brasileiro é raça”, disse Mateus Linhares, lutador de MMA.

Durante a coletiva, ele falou sobre sua descoberta para o mundo do esporte, durante um retiro de uma Igreja, do processo de preparação para uma luta, além de espaços para treinar para competições, tanto em Caxias, quanto em Natal no Rio Grande do Norte.

“Eu fui participar de uma retiro de uma Igreja, e por eu ter levado a melhor em uma luta, as pessoas disseram que haviam encontrado um talento, vamos levar para a academia. Com três meses de treino eu já fiz minha primeira luta amadora de K1. Desde que fiz minha primeira luta, eu disse que era isso que queria para mim”, disse Mateus Linhares, lutador de MMA.

Ele conta que já pratica o esporte há 10 anos e que se identifica pelo esporte profissional, embora admire quem lute em busca apenas do show, como acontecem atualmente.

“Eu só fiz uma luta aqui em Caxias, que foi o MMA Caxias, o restante foi tudo fora. Antes eu era um lutador autônomo, quem quisesse me contratar, eu assinaria o contrato, recebia uma bolsa e lutaria”, disse Mateus Linhares, lutador de MMA.

Atualmente, Mateus faz parte do ARES Fighting Championship, empresa francesa que promove eventos esportivos. Há lutas para serem disputadas pelos próximos por esta empresa, que ainda vão acontecer pelos próximos 18 meses.

“Hoje eu estou exclusivo para o Ares, eu fechei com eles, e estou exclusivo lá. Eu fechei com o Ares 4 lutas, ou 18 meses de contrato”, disse Mateus Linhares, lutador de MMA.

O atleta destacou, que fica feliz em ver o crescimento aos poucos dentro da modalidade esportiva em Caxias, no Maranhão e no Nordeste. Mas, que seu grande sonho é fazer parte do UFC (Ultimate Fighting Championship), uma organização de Artes Marciais Mistas, que produz eventos ao redor de todo o mundo. Atualmente, UFC é a maior e mais popular organização no mundo, reconhecida por ter os melhores lutadores do mundo de MMA. O lutador finalizou agradecendo empresas locais e pessoas que o apoiam em sua estrada como atleta.