Profissionais da educação de Caxias (MA) participam de Fórum do Sebrae para professores
Profissionais da educação compareceram ao auditório Leôncio Magno, no Centro de Estudos Superiores de Caxias (MA), para participarem do Fórum de Professores, realizado pelo Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio de sua Unidade de Negócios em Caxias. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).
“É importante entender sobre Gamificação, mas também da gestão das emoções e isso está sendo tratado pelo Sebrae e agradecer pela parceria. E, dizer aos educadores de que quanto mais a gente se prepara, mais a gente pode contribuir com a sociedade”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.
“É um momento de formação, de confraternização e de Network, e estamos abordando sobre metodologias ativas e gamificação para que os profissionais. A ideia é trazer ferramentas e trazer conteúdos de vanguarda para ajudar o professor e aluno”, disse Fábio Bernardes, analista do Sebrae.
Além de metodologias ativas, as palestras trataram ainda sobre “Gamificação na Educação: o caminho lúdico para o saber”, tema da palestra magna ministrada por Fernando Trevisani. “A Gamificação é uma estratégia para professores de qualquer segmento educacional. A Gamificação vem da ideia dos games, dos desafios, interação, colaboração, bonificação, competitividade, trazer para o contexto educacional”, destaca Fernando Trevisani, palestrante.
Outro tema abordado, foi a educação empreendedora e as diferentes formas de trabalhar o ensino em sala de aula. “O aluno todos os dias está com uma bagagem nova. Em casa eles têm várias situações e muitos contatos, muitas distrações e muitas interações. E, os profissionais devem estar preparados para este mundo”, disse Conceição Almeida, professora.
“A Semect tem possibilitado um leque de oportunidades, uma vez que momentos como esses fazem com que a gente possa desenvolver novas habilidades. Hoje nós temos um laboratório vivo em sala de aula. E, nós podemos fazer com que as aulas se tornem mais prazerosas”, disse Diego Assunção, coordenador de Educação de Tempo Integral, Tecnológica e Profissional.