Médicos, enfermeiros e nutricionistas da Rede de Saúde da Região de Caxias participaram, nessa segunda-feira (29), de mais um encontro do Projeto GESTAR, desenvolvido pelo Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI). Desta vez, a temática abordada foi “Diabetes na Gestação: Diagnóstico, manejo e monitorização na APS e AEE”.

Dentre os assuntos abordados estiveram, avaliação nutricional e condutas, rastreio e manejo do diabetes na gestação, além de consultas e compartilhamento de cuidados. O médico obstetra, Francisco Gomes, foi um dos palestrantes e falou sobre a temática abordada.

“O diabetes gestacional, é um dos agravos que acontece durante a gravidez e nós temos que ter um planejamento, um plano de ação conjunto entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada. Nós vamos tentar fazer com que os médicos e os enfermeiros da Atenção Primária consigam dominar o assunto, se empoderar com a relação a diabetes para poder ter um manejo bom. A gente tem tido algumas vezes, por falta de uma orientação, por falta de um tratamento adequado, perdas de bebês e a gente pode ter perdas futuras da própria mãe, por conta de um agravamento do diabetes. Então, é um momento até que a gente possa normalizar uma conduta uniforme entre os médicos, entre os enfermeiros, tanto da Atenção primária, da Atenção especializada, quanto da Maternidade Carmosina Coutinho” disse Francisco Gomes, médico obstetra.

“Esse momento aqui em Caxias, que reúne todos nós profissionais médicos, enfermeiros, para atenção voltada à diabetes na gestação, é um momento que, falando pelos meus colegas como um todo, é bem benéfico, até mesmo para a gente estar somando, compartilhando experiências e agregando de uma melhor maneira para que essas gestantes possam ser melhor acolhidas quanto a essa condição”, destacou Caio Cantanhede, médico.

A coordenadora do CEAMI, Kallyane Paiva, falou sobre o Projeto Gestar. “Hoje o CEAMI está desempenhando mais uma função, que é a educacional e o projeto está dentro disso. É um momento incrível, pois estamos com Caxias e Região, com profissionais médicos e enfermeiros da Rede. Um momento para fortalecer nosso vinculo, esclarecer dúvidas, alinha protocolos e processos sempre com propósito da redução da mortalidade Materno Infantil”, frisou.