A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio da Coordenação de Educação do Campo e Quilombolas, realizou nessa quinta-feira (02), para gestores, coordenadores, apoio pedagógico e técnicos da Semect, o lançamento do II Ciclo Formativo em Educação Escolar Quilombola com o tema: O Letramento Racial nas Relações Étnico Raciais da Educação de Caxias (MA).

Nós estamos fazendo a partir de hoje, a formação das aquisições dos livros Quilombola, que acontecerá mensalmente. Todas as escolas do município serão contempladas. Os livros serão tanto para as escolas que têm educação quilombola, quanto para as demais. A gestão municipal adquiriu livros que serão enviados a todas as escolas”, disse Isanice Neves, coordenadora da educação no campo.

Nós sempre estamos com o pessoal da educação quilombola, porque o professor de história está ligado a esta conscientização, mas essa formação visa lembrar que o processo de letramento racial deve ser feito durante o ano todo. E, também que chegue as comunidades mais afastadas e que buscam preservar a sua cultura. O professor tem essa função de fazer essa ligação, entre a comunidade e os alunos”, disse Teresinha de Jesus, coordenadora da área de história da Semect.

A proposta é levar informações aos profissionais sobre a melhor maneira de abordar os temas ligados à valorização da história, cultura, gênero e valorização da identidade dos estudantes. Mesmo diante de um mundo onde a tecnologia dê acesso a culturas distantes, os profissionais da educação, devem buscar ao máximo valorizar as tradições e a herança cultural do contexto social e histórico cultural dos seus estudantes.

O letramento racial visa dar aos nossos estudantes e profissionais da educação, a percepção da racialidade dentro das escolas. E, a formação tem esse poder de mostrar quais as situações em que é preciso valorizar a cultura, manifestações culturais, a multi cultura. Então, trazer essa formação é importante, porque a partir daí passamos a formar a identidade dos nossos alunos enquanto pessoas críticas em nossa sociedade”, afirma Jefferson Brito, coordenador da Educação Quilombola da Semect.

O ciclo formativo é voltado tanto aos profissionais da educação da cidade, quanto do campo da Rede Municipal de Educação de Caxias (MA). “O ciclo formativo vem trazer essa possibilidade junto aos professores, aos técnicos e coordenadores pedagógicos. Quando fizemos a aquisição dos livros quilombolas, para que sejam trabalhados em sala de aula, para que possamos enfrentar a discriminação racial, e mostrar que todos precisam ser valorizados dentro da escola pública, e a nossa criança crescer com esta consciência dentro da formação escolar”, afirma Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).