Dois atletas caxienses foram beneficiados com bolsas do Programa Bolsa Atleta 2024. Adriana Letícia, 19 anos; e Carlos Gabriel de 19 anos, receberam cada um, uma bolsa no valor de R$ 500,00 reais pelo período de um ano, para ajudar os atletas maranhenses no custeio das despesas relacionadas à prática desportiva, como transporte, alimentação, inscrições e aquisição de materiais.

“Esse apoio é importante, porque reconhece o nosso trabalho, e ajuda a pagar as inscrições, alimentação em viagens, é muito bom para o nosso esporte. A gente compete o ano inteiro, e nos ajuda muito. Agora a gente vai ter o Brasileiro lá no Sul e vai ajudar muito a gente”, disse Adriana Letícia, atleta.

“Para mim e para todos que puderam ser contemplados, é muito importante, na questão de passagem, competições e compra de materiais. A maioria dos atletas são de projetos sociais e nem todos têm como bancar tudo”, disse Carlos Gabriel, atleta.

Adriana Letícia e Carlos Gabriel, que são treinados pelo professor, Antônio Costa, são grandes revelações da modalidade esportiva Taekwondo, e já conquistaram títulos regionais e estão entre os melhores do país.

“Conforme a gente vai disputando e ficando no pódio, entre os três primeiros. A gente vai subindo no rankink e a gente vai sendo escolhido para o Bolsa Atleta. Eu sou titular da seleção maranhense há 5 anos, ganhei a Copa do Nordeste três vezes. Jogos aqui no Maranhão em primeiro lugar e 3º lugar na Copa do Brasil”, disse Adriana Letícia, atleta.

“Hoje Caxias é a grande potência do Taekwondo, até porque a seleção maranhense é formada também por atletas caxienses. E, sim, a gente está tendo resultados lá fora. E, sempre buscando evoluir. Eu pratico há 6 anos, já fui campeão da Copa do Nordeste, já fiquei em 3º lugar na selação para a seleção brasileira, já participei de duas seletivas de mundial escolar, tanto do CBDE, quanto Jogos da Juventude”, disse Carlos Gabriel, atleta.

O Programa Bolsa Atleta do Governo do Estado está beneficiando 16 municípios maranhenses em 17 modalidades esportivas. O Secretário municipal de Esporte, Adelson Pedrosa, destacou a importância do apoio do Governo para que o potencial esportivo de Caxias seja evidenciado. Em todo o Maranhão mais de 119 atletas foram beneficiados.

“Foram contemplados 2 atletas do Taekwondo, e a gente vai continuar trabalhando para beneficiar essa garotada. Eles foram contemplados no valor de R$ 500,00 mensalmente, dá para ajudar. Nós sentimos uma grande dificuldade em 2017, mas foi abraçado, e hoje temos um grande efeito dentro das escolas. A disciplina desses jovens é incrível. E, nós vamos trabalhar outras modalidades esportivas dentro das escolas públicas. Eles hoje disputam campeonatos regionais e são atletas que têm o apoio da gestão municipal”, disse Adelson Pedrosa, secretário municipal de Esporte.

Adriana e Carlos já estão de olho na próxima competição, em Buriticupu no Maranhão, que será uma seletiva para a Copa do Nordeste.

“A próxima competição nossa é Buriticupu, e em seguida a Copa do Nordeste que vai ser na Bahia”, disse Adriana Letícia, atleta.