Foi aberta oficialmente a Campanha “Quem é o seu contato de emergência quando seu mundo desaba?”, da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Atenção Psicossocial. O evento aconteceu na escola Antônio Rodrigues Bayma, nessa quinta-feira (02), e contou com roda de conversa e dinâmica com os alunos da unidade.

O objetivo da campanha, que vai acontecer durante todo o mês de maio, é destacar a importância do cuidado com a saúde mental, do diálogo e do acolhimento. Além de alertar para os sinais de alerta e os fatores de riscos para os problemas de saúde mental, a gestão pública destacou como alvo da campanha, adolescentes em idade escolar.

O coordenador da Rede de Atenção Psicossocial, Nando Fernandes, destacou a importância de falar sobre saúde mental durante todo ano.

“Nós temos um compromisso, enquanto Rede de Atenção Psicossocial do município, que é falar, promover espaços e promover de fato a saúde mental. A gente até está usando a hashtag ‘Por uma cultura de saúde mental’ ou ‘Saúde Mental de janeiro a janeiro’, para que a gente não apareça somente no mês de setembro. Então, neste mês de maio, nós estamos fazendo a campanha ‘Quem é o seu contato de emergência quando o seu mundo desaba?’, todos nós precisamos ter um contato de emergência”, explicou.

Carlos Henrique, psicólogo da Rede de Saúde de Caxias, falou sobre as temáticas que serão abordadas com o público alvo durante o mês.

“Vamos falar sobre o diálogo na família, sobre o cuidado da saúde mental, diálogo com os pais dentro de casa, o cuidado com as amizades na rua e na escola, sobre o bullying, para os jovens se conscientizarem sobre a saúde mental. Nós temos que ter uma programação conscientizando, levando as nossas redes de apoio da nossa cidade, que são os CAPS e os ambulatórios. A RAPS que vem aí, vivendo um trabalho maravilhoso, trabalhando na nossa saúde mental desde janeiro”, disse.

A aluna, Emyle Kaylane, participou da ação e destacou que o isolamento faz parte da realidade de muitos jovens.

“É uma ação muito boa porque tem muitos jovens que às vezes se isolam e não sabem como se curar ou procurar alguém para ajudar eles naquela situação. É um projeto muito bom que vai ensinar os jovens a se comunicar e se abrir com outras pessoas”, disse.

“Na atual conjuntura estamos vivendo com muitos casos de ansiedade, muitas crianças que estão abaladas psicologicamente e é muito bom conversar, orientar e criar espaços de discussão para que possamos entender o que se passa na cabeça desses jovens, quais são suas ansiedades, medos, frustações e em quem eles confiam”, ressaltou Elizangela Martins, gestora da unidade.