A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através do Memorial da Balaiada, realiza ações dentro da Semana Nacional de Museus, nos dias 15,16 e 17 de maio.

A 22ª Semana Nacional de Museus tem como tema: Museus, Educação e Pesquisa. A intenção é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que traz as seguintes metas: Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio, no Brasil. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

PROGRAMAÇÃO DE CAXIAS (MA)- 15 A 17 DE MAIO.

Em Caxias (MA) uma programação foi preparada para mostrar durante os dias 15 e 16 de maio, algumas ações para que se possa mostrar a importância dos Museus , como locais onde a história de um lugar pode ser preservada para as gerações seguintes.

No dia 15 de maio será realizada a abertura da Semana de Museus em Caxias com: exposição fotográfica com David Sousa e documental, com o acervo do Memorial da Balaiada, que ficará aberto ao público das 09h às 21h.

No dia 16 de maio será a vez da palestra, mostrando o Projeto Tabocas (resgatando a nossa cultura), que será ministrada as 10h da manhã, no auditório do Memorial da Balaiada, pelo Professor Eduardo Almeida.