Os enfermeiros do Hospital Municipal Infantil Dr. João Viana, participaram de treinamento em Testes Rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação foi realizada pela equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e aconteceu no auditório do SAMU Caxias.

O objetivo foi capacitar os profissionais sobre testagem e profilaxia pós-exposição (PEP), para trabalhadores da saúde e para população. A diretora da unidade, Ivana Furtado, falou sobre o treinamento da equipe.

“É fundamental que nossos profissionais estejam capacitados para aplicação desses testes, tanto para melhorar nosso fluxo de atendimento junto às crianças, como também para estarem preparados nos casos onde nossos colaboradores podem vir a ter algum acidente perfurocortante, esses testes são essenciais nesse sentido. Além disso, a gente sempre tenta, enquanto gestão, melhorar nosso fluxo de atendimento”, disse.

A enfermeira do CTA/SAE, Ana Carla, responsável pelo treinamento, falou sobre a temática abordada.

“O treinamento Incluiu sessões teóricas e práticas, onde os profissionais de saúde aprenderam sobre a importância da identificação precoce dessas infecções e a administração eficaz da PEP. A parte pratica foi reforçada para que houvesse cuidado com os princípios da prática de biossegurança e efetividade dos testes rápidos. Um dos desafios foi garantir que todos os profissionais de saúde, independentemente de sua formação anterior, estivessem confortáveis e confiantes na realização dos testes rápidos e na administração da PEP”, explicou.