A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou a formação continuada para profissionais da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), no auditório da escola Antônio Rodrigues Bayma. A formação e planejamento pedagógico acontece uma vez por mês, e visa aprimorar a prática profissional dos educadores da 1ª e 2ª etapas.

“Durante as nossas formações, a gente busca mostrar para eles, atividades práticas que eles podem estar aplicando dentro da sala de aula, para que as aulas estão atrativas e possam ir até o final do ano”, disse Gilberto Medeiros, integrante da equipe de coordenação da EJAI.

“O curso acontece de forma mensal, onde nós encontramos os professores da 1ª e 2ª etapas. Nós estamos frisando a parte da alfabetização e na parte emocional dos alunos, pois sabemos que é um aluno mais que especial. Além disso, trabalhamos aulas mais dinâmicas para que o aluno estejam mais motivados para que haja o ensino e a aprendizado”, destaca Jôsy Silva, integrante da equipe da coordenação do EJAI.

Atualmente a Educação de Jovens, Adultos e Idosos no município conta com mais de 2 mil estudantes. As formações, são formas de buscar estratégias para motivar e manter os alunos frequentando, mas acima de tudo, aprendendo.

“Estamos atentos a estas mudanças. A própria sociedade exige que estejamos em formação permanente. Mensalmente temos este encontro com trocas de experiências, e os coordenadores nos apresentam materiais riquíssimos. A gente agradece por este acolhimento”, afirma Guilherme Sousa, professor.

“Este encontros são importantes, porque há trocas de experiências, porque essa modalidade enfrenta muitos desafios e precisamos estar interagindo”, disse Esmeralda Carvalho, professora.