Nessa quarta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção Psicossocial e a Coordenação de Politica de Saúde da Mulher, realizou a abertura da Campanha “Maio Furta-Cor: A saúde mental materna importa!”, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Paraíso. O momento contou com yoga, orientação psicológica, consulta com equipe multiprofissional e café da manhã.

O Maio Furta-cor é uma campanha que ressalta a importância da saúde mental materna em todas as fases, desde a gestação até o cuidado com o filho. A coordenadora da Politica de Saúde da Mulher, Mayanny Lima, destacou o objetivo da campanha.

“O intuito da campanha é trazer memória e trazer as informações acerca da saúde mental materna e o quanto isso é importante e reflete na adesão e no segmento do pré-natal. Essas mudanças que acontecem na mulher durante esse processo gestacional podem ter interferência psicológica, então que elas possam ser assistidas também quanto o seu pensar, o seu cuidar e entender esses processos dentro da gestação”, disse.

A psicóloga, Idenir Marinelli, destacou a temática abordada na ação.

“A gestação, a maternidade, é um combo de expectativas para a mulher, seja ela de primeira viagem ou não, e esse combo de expectativas são sentimentos individualizados, que cada mulher sente de uma forma diferente. Tentamos mostrar para elas a necessidade da saúde mental, de olhar pra si e para esses sentimentos que são diversos, é muito importante”, explicou.

A gestante, Jucimara Oliveira, assistida pela unidade, falou sobre o que aprendeu na ação.

“A gente tem que ter a mente aberta, o que a psicóloga realmente falou eu vou levar pra mim e vou botar em prática. E, o yoga foi um exercício que ela fez, como eu estava sentindo muita dor quando eu cheguei, aliviou um pouco das dores, eu me senti mais leve”, finalizou.