Com o tema “A Prevenção começa por você”, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE Caxias, promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), na sede administrativa da Autarquia. A SIPAT tem o objetivo de conscientizar os funcionários das empresas, sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Até quinta-feira (09), os colaboradores acompanham temáticas como: primeiros socorros; prevenção e combate a incêndios; saúde do trabalhador e equipamentos de proteção individual e coletiva. As ações educativas têm o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM).

No primeiro dia do evento, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), apresentou técnicas de primeiros socorros. “A grande importância para os profissionais do saneamento, em primeiro lugar, é usar os seus EPIs. Eles usando seus EPIs, já estarão evitando muitos acidentes. E se um paciente vier a desmaiar e o colaborador testar responsividade, ou seja, chamar aquele paciente e ele não responder, o importante é que ele chame o SAMU, ligue 192, e vá fazendo os primeiros socorros. E esses primeiros socorros passamos hoje para os profissionais aqui do SAAE, testar a responsabilidade, e fazer as compressões de qualidade”, explicou o Instrutor do Núcleo de Educação Permanente do SAMU, Marcos Daniel Santos.

Para o colaborador do SAAE Caxias, Romualdo da Conceição Silva, bombeiro encanador, é fundamental conhecer as técnicas de primeiros socorros, foi assim que ele salvou a vida da filha. “Quando eu cheguei em casa, depois do trabalho, minha esposa estava com a minha filha sacudindo, não sabia o que fazer, mas como eu já conhecia as técnicas instruídas pelos instrutor aí da SAMU, eu fui e realizei a manobra, peguei ela, virei e dei um tapinha nas costas e graças a Deus ela voltou a respirar normalmente e desentalou, porque ela estava engasgada. É sempre bom saber, renovar esse conhecimento. É importante ter essa semana pra gente discutir prevenção de acidentes no ambiente de trabalho, porque logo a gente trabalha no ambiente externo, tá exposto a acidentes a qualquer momento e a gente precisa saber o mínimo pra ajudar a salvar a vida do próximo”, ressalta.

Nessa quarta-feira (08), o destaque foi para os equipamentos de proteção individual e coletiva. “Eu fico muito feliz de estar aqui com a equipe do SAAE, essa equipe maravilhosa, e trazer essas informações sobre a saúde e a segurança do trabalhador, que é um assunto que a gente tem que estar conversando nas empresas. Com relação à utilização de extintores no combate a princípios de incêndio, o primeiro sintoma do fogo é o cheiro. Então, a gente sente o cheiro do queimado, sabe que existe alguma coisa de errado ali e já liga um alerta. O segundo sintoma do fogo é a manifestação da fumaça, onde a gente localiza de onde está havendo um possível aquecimento e um possível princípio de incêndio. E depois, a manifestação das chamas. Então, eu estava explicando aqui para a equipe do SAAE, com relação à utilização dos extintores de incêndio, que quando há a manifestação das chamas, aí sim deve haver a utilização dos extintores de incêndio. Eles foram passados por esse tipo de treinamento aqui, treinamento prático com os extintores de incêndio e também viram a questão da utilização dos equipamentos de proteção individual e coletivo no local de trabalho do dia a dia”, explicou o especialista em Saúde do Trabalhador, Neuvaldo Coqueiro.

Pra quem está à frente de uma equipe que trabalha diariamente nas ruas, como explica a coordenadora de engenharia do SAAE Caxias, Fernanda Castro,é fundamental reforçar para os colaboradores a necessidade do uso dos EPIs.

“É muito importante essa semana, a gente foi beneficiado com essas palestras, e hoje, principalmente, foi muito interessante, porque eles falaram sobre os equipamentos de proteção. E aqui no nosso trabalho, eles precisam, principalmente, utilizar botas e capacete, porque a gente trabalha diretamente com equipamentos para cavar. Então, foi muito interessante, porque é uma coisa que eles estão ouvindo de um profissional capacitado, eles já vão se sensibilizando ao utilizar no dia a dia. Mesmo a gente acompanhando, a gente percebe a resistência. Então, quando vem um profissional de fora mostrar que isso acontece de fato, os acidentes estão aí e a gente precisa se proteger, tanto com os equipamentos de prevenção individual como coletiva, é muito importante”, enfatizou a coordenadora.

O evento tem o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), formada por 14 integrantes, que tem o papel de cuidar da qualidade do ambiente de trabalho, estar presente no dia a dia dos colaboradores, eliminando riscos e oferecendo condições mais seguras para o desenvolvimento das atividades no ambiente corporativo.

“A Semana Interna de prevenção de acidente do trabalho é uma atividade regulamentada pela legislação de Segurança de Trabalho, a norma nº5, que determina a realização anual da atividade como forma de conscientizar os funcionários das empresas, sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente de trabalho, por meio de ações educativas e preventivas”, explica o técnico em Segurança do Trabalho do SAAE Caxias, Roberto Rivelino Barbosa.