Se

Técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), participaram de uma capacitação de apoio técnico, ministrada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, está realizando por meio de 5 reuniões regionalizadas, o assessoramento técnico aos 2017 municípios do Estado. Representantes dos Municípios da região de Caxias estão reunidos até esta sexta-feira (09), recebendo o assessoramento.

“Estamos fazendo aqui o assessoramento da proteção social básica e especial. Dentro da especial, procuramos identificar quais os principais desafios, e estamos trazendo o serviço de abordagem especial, e dentro da alta complexidade, estamos trazendo as diretrizes do acolhimento familiar”, destaca Taline Falcão, Supervisora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Estado.

“A Sedes tem um cronograma da educação permanente e leva as 5 regionais. Esse apoio técnico, visa qualificar os serviços em cada município. Todos os serviços da proteção social básica: serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, serviço do Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), serviço de proteção social no domicílio e a alta complexidade, para que o serviço ofertado esteja mais organizado”, disse Doudement Arouche, superintendente da Proteção Social Básica.

“É um momento de capacitação dos técnicos, como: benefícios eventuais, cadastro único, BPC, proteção social básica e proteção social especial. É uma reunião de apoio técnico regionalizada que acontece em todo o Estado e trata sobre a política nacional de assistência”, disse Ana Lívia, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Os trabalhos visam solucionar qualquer demanda dentro da Política de Assistência Social de cada um, dos 16 municípios da região de Caxias (MA). A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) tem por finalidade a coordenação e operacionalização das políticas públicas de assistência social, de segurança alimentar e nutricional e programas de transferência de renda, atendimento ao cidadão, assessorando e supervisionando as ações dirigidas à criança, ao adolescente, ao jovem, ao idoso, às pessoas com deficiência e suas famílias, com o objetivo de proteger e contribuir para a inclusão e promoção social dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e exclusão social.