A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), realizou uma palestra para os idosos que fazem parte do Centro Comunitário Volta Redonda.

A palestra educativa tem como objetivo, orientar e repassar informações para os idosos, sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor de três doenças: Dengue, Zika e Chikungunya.

Dentre as orientações para a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, foram destacadas: verificar se a caixa d’água está bem tampada; deixar as lixeiras bem tampadas; colocar areia nos pratos de plantas; recolher e acondicionar o lixo do quintal; limpar as calhas; tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários; limpar a bandeja externa da geladeira; limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação; cobrir reservatórios de água, dentre outras. Além disso, foi explicado a cada idoso como funciona o ciclo de vida do mosquito.