A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou um encontro do Centro de Convivência dos Idosos (CCI), do bairro Ponte, foi realizada uma intervenção técnica voltada para a conscientização sobre a campanha Maio Laranja, que marca a luta contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.

O Maio Laranja é uma iniciativa nacional, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, destacando a importância da prevenção e da denúncia desses casos às autoridades. A campanha também se estende à proteção dos idosos contra qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou negligência.

Durante a palestra, os idosos foram informados sobre os diversos tipos de violências e exploração sexual de crianças e adolescentes, e como é importante incluindo os sinais de alerta, as formas de prevenção e os canais de denúncia disponíveis. Além disso, foram discutidos temas como o respeito aos direitos individuais, a importância da autonomia e da dignidade na terceira idade, e as estratégias para manter-se protegido em situações de risco.

As denúncias para as autoridades visando garantir os direitos de crianças e adolescentes, podem ser feitas pelos seguintes endereços: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 ou Disque 100.