Projeto Flauta Doce é apresentado no Hospital Macrorregional em Caxias (MA)
A ação emocionou todos que estavam presentes e acompanharam a apresentação dos alunos da escola UEM Costa Sobrinho. O grupo leva o nome de “Os Serafins”, que fazem parte do Projeto Flauta Doce desenvolvidos nas escolas municipais pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), da Prefeitura de Caxias (MA).
“Muito bom essa iniciativa. Achei maravilhoso porque é bom estar incentivando essas crianças a não estarem na rua fazendo outras coisas. Então essa apresentação foi maravilhosa”, disse Celimar da Conceição, acompanhante.
A visita foi no Hospital Macrorregional. Ao som de lindas melodias, os pacientes sentiram conforto ao acompanharem as apresentações. A atitude foi bem recebida. “Eu fiquei emocionada, como Assistente Social aqui do hospital ver como é feito esse acolhimento que vocês com as crianças é realmente lindo. Esse projeto Flauta Doce vendo eles nessas apresentações é emocionante para as pessoas do hospital, e ter lembrado dos pacientes levando essa mensagem que tocou foi realmente muito importante para todos nós. Parabéns à escola e ao projeto”, destacou Maria de Fátima, Assistente Social do Hospital Macrorregional
“Eu acho muito bom para mim e para os meus colegas e significa muito ver os outros felizes, me faz feliz também”, disse Rhianna Camilly, estudante.
André, Professor de música, explicou que o projeto está ativo há três anos. E, desde então, várias atividades são realizadas para colocar em prática os ensinamentos. “Esse projeto já vai para o terceiro ano por incentivo da Secretária de Educação, Ana Célia Damasceno. Nós já entramos no terceiro ano na escola Costa Sobrinho levando até eles muito aprendizado, e uma oportunidade de entender o mundo da musicalidade. É bem gratificante por conta de qualquer atitude que a gente tem para levar alegria para outras pessoas é bem-vinda. Então, essa foi a nossa ideia desde o início, de trazer as crianças até o hospital para eles saberem como é que funciona outros ambientes”, frisou o professor de música.
A gestora da escola explica que a atividade faz parte de um investimento de incentivo feito pelo município aos alunos. “Com certeza essa é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias através da Secretaria de Educação que investe para o desenvolvimento estudantil e social dos estudantes que vai para escola e a escola está trazendo aqui hoje ao Macrorregional esse momento de emoção, de paz e alegria para todos aqui presentes”, ressaltou Geovana Santos, gestora escolar.