Foi realizada, nessa terça-feira (14), a abertura da Campanha “Maio Amarelo: A paz no transito começa por você”, em todo Brasil. E no Maranhão, a ação é conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com demais órgãos estaduais e municipais. A 2 Circunscrição Regional de Trânsito realizou o evento de abertura no auditório do UniFacema, e contou com a presença de diversas autoridades e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Movimento Maio Amarelo, especialmente em 2024, tem por objetivo difundir a mensagem de que o comprometimento com a segurança no trânsito é uma causa de todos nós. Odvania Reis, Coordenadora de Educação para o Trânsito da 2º CIRETRAN Caxias, falou sobre a expectativa para a campanha.

“Nós queremos abranger todo o município e toda a sociedade com blitz educativas e palestras. Tem todo um cronograma que já está todo montado, só aguardando ser colocado em prática. E hoje vai ser dado um pontapé inicial com essa abertura”, frisou.

O Secretário Municipal de Trânsito e Transporte, Ruy Fernandes, destacou as ações municipais da campanha.

“Vamos realizar blitz educativas, palestras em diversas escolas, entrega de material, folder, panfletos, tentando mostrar a importância do Maio Amarelo, da situação de que prevenção é tudo, principalmente no trânsito. Fazendo essas ações para conscientizar os condutores da importância desse tema”, contou.

O diretor do SAMU Caxias, Franklin Maranhão, ressaltou a parceria da unidade durante o Maio Amarelo. Ele revelou que somente no mês de maio de 2024, foram registrados 37 acidentes. Já de janeiro a maio de 2024, o SAMU já atendeu 407 acidentes. A ideia é levar aos caxienses a importância de todos estarem atentos ao trânsito para que as pessoas não tenham sequelas futuras.

“O SAMU sempre está em parceria com o CIRETRAN. Iniciamos hoje com a abertura, mas o SAMU sempre presente nas Blitz educativas. E vamos novamente participar”, finalizou.

Aproximadamente 50 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo vão participar da Campanha levando informações aos diferentes ambientes em Caxias.

“Sou estudante do primeiro período e tive a oportunidade de participar desse momento. O curso de Arquitetura e Urbanismo busca dá soluções para a estrutura urbanística da cidade e tem a ver com essa área. E, é importante termos conscientização e buscarmos soluções para o trânsito”, destaca Sofia Eduarda, estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo.