A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou uma palestra informativa no Centro de Convivência Cangalheiro, abordando a temática do Maio Laranja. A palestra, voltada para os idosos que frequentam o centro, teve como objetivo conscientizar sobre a importância da campanha Maio Laranja, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A Campanha Maio Laranja, também foi levada pela equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Mutirão/João Viana) em Caxias, à Escola Raimundo Nunes, onde uma palestra também foi realizada. O evento, dedicado aos alunos, professores e funcionários da escola, teve como objetivo principal sensibilizar e informar a comunidade escolar sobre a prevenção e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Outro público que também alcançado pela Campanha, são as pessoas em situação de rua. A equipe do Centro Pop em Caxias, ministrou uma palestra aos usuários do serviço. O Centro Pop funciona na Rua Primeiro de Agosto, Centro, e assiste as Pessoas em Situação de Rua em Caxias.

Campanha Maio Laranja é levada ao Centro POP, Escola Raimundo Nunes e CCI do CangalheiroDurante a palestra, os profissionais do Centro Pop, juntamente com estagiários do curso de psicologia do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, abordaram os desafios enfrentados pela população em situação de rua, ressaltando a vulnerabilidade a que estão expostos, inclusive em relação ao abuso e exploração sexual. Foram compartilhadas informações sobre os diferentes tipos de abuso, sinais de alerta e formas de buscar ajuda e proteção. Os assistidos do Centro Pop foram incentivados a se tornarem agentes de proteção em suas comunidades, denunciando casos de abuso e contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro para todos.

Durante as palestras estão sendo explicados os objetivos da Campanha, e como acionar os canais de denúncias. As palestras destacou os sinais de alerta de abuso e exploração sexual, os canais de denúncia disponíveis, como o Disque 100 e os contatos do Conselho Tutelar, e do CREAS, e as medidas preventivas que podem ser adotadas. Além disso, os participantes são incentivados a compartilhar essas informações com familiares e amigos, ampliando o alcance da campanha e fortalecendo a rede de proteção às crianças e adolescentes.

CANAIS DE DENÚNCIA
Dentre os canais de denúncia, estão: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 e Disque 100