Prevenção contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes chega à UPA, CCI da Trizidela e Escola Jadhiel Carvalho
As ações da Campanha Maio Laranja, estão sendo levadas pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), durante todo este mês de maio às escolas, entidades, instituições, além de órgãos governamentais. Uma das ações foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Trizidela, uma ação educativa, que foi conduzida pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pirajá, em prol da Campanha Maio Laranja. A ação visou a conscientização de todos e informar aos idosos sobre a importância da prevenção contra o abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.
Os idosos estão dentro das residências e podem atuar de forma preventiva como aliados na campanha. Ao final da palestra, os idosos puderam expressar suas dúvidas, compartilhar suas experiências e receber orientações adicionais, fortalecendo assim o vínculo de confiança com os profissionais do CRAS.
UPA
Os profissionais da SMADS por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), visitaram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), para levar a sensibilização a todos, e lembrar o quanto é importante que todos abracem a Campanha Maio Laranja. A equipe do CREAS, distribuiu material informativo tanto aos profissionais, quanto aos pacientes.
Além disso, foram destacadas orientações sobre como identificar e agir diante de possíveis casos de violência sexual, visando fornecer suporte e orientação às famílias e à comunidade em geral.
ESCOLA JHADIEL CARVALHO
Outro local visitado foi a escola U.E.M Engenheiro Jadíhel Carvalho. Os ambientes educacionais são lugares onde as informações também estão sendo difundidas, pois a grande presença de crianças e adolescentes reforça a necessidade de democratizar as informações principalmente para o público a que a campanha se destina proteger.
Assistentes sociais e psicólogos conversaram e abordaram a temática de uma forma simples e de fácil entendimento. Durante a palestra dinâmicas foram realizadas, além da distribuição de materiais informativos. Rodas de conversas também são estratégias que estão sendo utilizadas para levar as informações sobre a campanha aos estudantes.
Além disso, foram abordados temas como: autocuidado, respeito ao próprio corpo e aos limites pessoais, e a importância de confiar em adultos de confiança para relatar situações de vulnerabilidade.
CANAIS DE DENÚNCIA
As denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161 e Disque 100.