Campanha Maio Laranja realiza palestras nos Centros de Convivência do Salobro, Residencial Vila Paraíso e Vila Mariinha
Os trabalhos da Campanha Maio Laranja, realizados pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), seguem sendo levados a diversos bairros da cidade. Dessa vez o Bairro Salobro, a Vila Mariinha e o Residencial Vila Paraíso também contaram com palestras e rodas de conversas.
Na Vila Mariinha, a ação foi levada pelo Centro de Convivência Salobro. Por meio de uma apresentação de teatro preventivo e uma intervenção técnica, a sensibilização foi realizada aos moradores e as crianças e adolescentes. O teatro preventivo trouxe a cena com situações do cotidiano, destacando questões como a prevenção ao abuso e à exploração sexual, a violência doméstica e a importância da convivência comunitária saudável. Através de personagens e histórias envolventes, a peça teatral proporcionou um momento de reflexão e aprendizado, facilitando a compreensão das problemáticas abordadas e incentivando atitudes preventivas e de denúncia. Após a apresentação teatral, a equipe técnica do Centro de Convivência Salobro, realizou uma intervenção com os moradores da comunidade.
BAIRRO SALOBRO
No Centro de Convivência do Bairro Salobro, as mães das crianças e adolescentes que frequentam o espaço foram alvo da campanha. Por meio de uma intervenção técnica conduzida por uma equipe composta por psicóloga e assistente social, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) da Prefeitura de Caxias (MA), buscou fortalecer os laços familiares e fornecer apoio emocional e prático às mães. O objetivio foi levar a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, além de abordar temas relacionados à saúde mental, bem-estar e educação dos filhos.
As mães foram orientadas a identificar sinais de possíveis situações de abuso e exploração sexual, assim como estratégias para conversar com os filhos sobre esses temas delicados. Além disso, foram fornecidas informações sobre os recursos disponíveis na comunidade para apoio psicológico, jurídico e social em casos de violência infantil.
VILA PARAÍSO
No Centro de Convivência Vila Paraíso. A ação, parte da Campanha Maio Laranja, foi direcionada aos pais e mães e responsáveis das crianças e adolescentes que frequentam o equipamento socioassistencial, com o intuito de conscientizar e mobilizar a comunidade sobre a importância de prevenir e combater o abuso e a exploração sexual infantil. A ação visou informar e educar os pais e responsáveis sobre a importância de um ambiente familiar seguro e acolhedor.
Durante o encontro, foram apresentados dados alarmantes sobre a violência sexual infantil no Brasil, ressaltando a urgência de uma atuação proativa por parte dos familiares. A equipe técnica destacou a necessidade de diálogo aberto e constante com as crianças, incentivando-as a falar sobre suas experiências e sentimentos. Também foram fornecidas, orientações práticas sobre como os pais podem proteger seus filhos e criar um ambiente de confiança e segurança em casa.